Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-05-2009

Abraço ao Palácio das Águias
Numa manifestação jamais realizada pela sociedade em Marataízes, idealizada por Helio Barbosa, Ivilisi Soares Azevedo...
Abraço ao Palácio das Águias
Foto: José Rubens Brumana

Numa manifestação jamais realizada pela sociedade em Marataízes, idealizada por Helio Barbosa, Ivilisi Soares Azevedo, professores Cléber e José Rubens, mobilizaram centenas de alunos e moradores nessa tarde de quinta-feira onde aconteceu um simbólico "Abraço ao Palácio das Águias" pedindo ao Poder Público a recuperação do que restou do Palácio das Águias, situado no balneário da Barra de Itapemirim, que começou em 2007 uma pequena parte da obra sendo depois interrompida. Foram gastos cerca de R$ 400 mil reais pela administração passada. O Palácio sofreu uma intervenção inadequada pela riqueza arquitetônica que possuía. O que foi realizado não passou de uma reforma e descaracterizando para sempre o seu original.

A psicóloga Ivilisi Soares Azevedo relatou para os presentes à rica história do que o Palácio representou para a história econômica capixaba e cobrou a aplicação de uma verba já depositada no Banestes na ordem de R$ 635 mil reais. Disse ainda que a Secretária de Cultura do Estado garantiu que a verba é suficiente para acabar a restauração e que foram feitas duas tomadas de preço certificando a autonomia da verba.

O Secretário de Obras de Marataízes Pedro Nogueira, presente ao evento contradisse as informações certificando que a verba já depositada não seria suficiente para o término da obra. Ainda trouxe um fato novo, para o espanto de todos os presentes envolvidos nesse processo, que essa verba não seria só do Palácio das Águias e sim de todo o entorno como o Trapiche e as áreas limítrofes do Porto da Barra.

Essa argumentação do secretário municipal de Obras foi veementemente contestada por todos os presentes.

Participaram do evento as escolas Domingos José Martins, José Marcelino, Padre Otávio Moreira. Presentes também a Secretaria de Turismo Marina de Marco, a vereadora Ida Gazanni, o coordenador da área de Historia Municipal Eduardo Pazzini, o coordenador da Biblioteca Municipal Renato Alves, o assessor de imprensa Mário Moreira e a coordenadora da Pastoral Ecológica Wanderléia.





    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir