Categoria Politica  Noticia Atualizada em 29-05-2009

Minc reclama de outros ministros a Lula
Segundo ele, sua pasta estaria sendo 'desrespeitada' por colegas. Minc afirmou que o presidente ficou de conversar com os ministros.
Minc reclama de outros ministros a Lula
Foto: Sergio Dutti/AE Carlos Minc, ministro do Meio Ambiente

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, reclamou na quinta-feira (28) ao presidente Luiz In�cio da Silva que sua pasta estaria sendo "desrespeitada" por outros ministros, e a pauta ambiental brasileira, "agredida". Segundo o ministro, acordos na �rea ambiental feitos com o governo n�o s�o cumpridos e, muitas vezes, acabam alterados no Congresso por incentivo de colegas de outras pastas.

"O que eu disse para o presidente � que completei um ano, servi lealmente, resolvemos v�rios imbr�glios, grandes licen�as e vamos resolver v�rias outras e que uma s�rie de quest�es estavam tirando a sustentabilidade ambiental e pol�tica dos minist�rio.

V�rios ministros combinavam uma coisa aqui e depois iam no parlamento, cada um com a sua machadinha, patrocinar emendas que esquartejavam e desfiguravam a legisla��o ambiental", afirmou.

Minc disse ter falado ao presidente que se sentia "moralmente impedido" de liberar o licenciamento ambiental da rodovia BR 319 (Cuiab�Santar�m). Ele afirmou que um grupo de trabalho do minist�rio teria estabelecido as condi��es pr�vias para a concess�o da licen�a, mas havia press�o do Minist�rio dos Transportes pela libera��o da obra.

"Eu n�o sou favor�vel a esta estrada. Licenciaria por uma determina��o do Governo, sabendo o custo alt�ssimo que eu ia pagar por isso. Mas uma coisa � licenciar com todas condi��es pr�vias e a outra � licenciar sem essas condi��es", afirmou.

O ministro tamb�m se manifestou a constru��o de hidrel�tricas no Rio Araguaia. "Eu disse que a nossa ideia era preservar o Araguaia neste momento, que tinha boas hidrel�tricas no Tocantins e o Araguaia tinha muitos problemas, praias de rio, peixes, �reas de preserva��o. O presidente tamb�m concordou. Acha que neste momento devemos preservar a bacia do Araguaia."

O ministro disse tamb�m ter restri��es ao zoneamento agroecol�gico da cana na regi�o conhecida como Alto Paraguai, que faz parte da bacia do Pantanal. Segundo ele, a libera��o de plantio nessa regi�o colocaria em risco a imagem do etanol no exterior, devido � degrada��o ambiental �hip�tese que teria sido comentada a ele por um representante dos produtores. "Eu expliquei para ele [Lula] que eu individualmente estaria impedido de assinar um zoneamento que inclu�sse essa �rea."

De acordo com Minc, Lula teria dito que a situa��o "n�o era aceit�vel" e que iria chamar os ministros "e o que fosse combinado entre os ministros e ele n�o dava direito a cada um ir l� atr�s de um deputado para desfazer tudo o que tinha sido combinado aqui".

Segundo ele, Lula teria reconhecido a import�ncia do trabalho do Minist�rio do Meio Ambiente e que n�o pretendia enfraquecer a �rea ambiental.

Na quarta-feira (27), durante manifesta��o do Grito da Terra, organizada pela Confedera��o Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Minc chegou a acusar a bancada ruralista de "vigarista", por, segundo ele, tentar enfraquecer as pol�ticas voltadas � agricultura familiar e � produ��o sustent�vel.

Logo ap�s, na C�mara, o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) subiu ao plen�rio e disse que o ministro n�o tinha escr�pulos. Nesta quinta, o ministro Reinhold Stephanes (Agricultura), que j� teve desentendimentos com Minc, disse que n�o comentaria o assunto. Ambos se reuniram com o presidente Lula nesta manh�, separadamente.

Minc reclama de outros ministros a Lula

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir