Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 29-05-2009

CONDICIONAMENTO OPERANTE EM NOSSO CORPO E MENTE
Eis que surge, parasitariamente, em diversificadas oportunidades, M-O-T-I-V-A-�-�-O para...
CONDICIONAMENTO OPERANTE EM NOSSO CORPO E MENTE

*V�CIO PARA A VIDA * V�CIO PARA A MORTE*

Eis que surge, parasitariamente, em diversificadas oportunidades, M-O-T-I-V-A-�-�-O para buscarmos o encontro do PRAZER, aleatoriamente, no intuito �nico de nos tornarmos aparentemente, REALMENTE SATISFEITOS, com o "aquilo" (seja o que for...) que nos excitou..., por�m, h� um objetivo claro e somente os envolvidos em usufruir de tal prazer n�o percebem, pois est�o inseridos no emaranhado de suas ilus�es multifacetadas que os absorvem ao ponto de n�o deix�-lo perceber... E ai, h� de aprofundar-se, pois afinal de contas, seja REAL ou VIRTUAL o prazer se faz presente e gera o DESEJO de REPETI��O. N�o adianta tampar o sol com a peneira: FOI BOM? Ent�o a pessoa quer repetir o ciclo que lhe proporcionou tanto prazer...

Vivemos em uma sociedade tida como DEMOCR�TICA, mas todos sabemos que o famoso lema: "...do povo, pelo povo e para o povo" n�o passa de uma grande mentira gerada pelos anseios do CAPITAL IRRACIONAL que deseja cada vez mais o seu ato de CONSUMO, pois se voc� n�o consome, ELE N�O SOBREVIVER�!

Antigamente, nos prim�rdios dos tempos, N�O HAVIA MOEDA, o que existia era o grande e magn�fico movimento de TROCA... Eu plantava ALGO e voc� que l� plantava AQUILO e todos viviam em TRABALHO, de fato, e trocavam mercadorias entre si necess�rias para a sua sobreviv�ncia, n�o havia a gan�ncia, muito menos sede pelo AC�MULO de bens diversos. Mas n�o � que surgem entre paragens aquele Ser que tem a "bela id�ia" de come�ar a ACUMULAR, e da� surge o FARDO MAIOR: ...a cria��o de algo que recompense o seu pouco mais, surge ent�o a "MALDI��O DE TODOS OS TEMPOS", a tal da MOEDA DE TROCA, e junto a ela nascem a depend�ncia (escravid�o), sim, falamos de escravid�o, por quest�o de l�gica aristot�lica, causa de todos os motivos e desesperos pela qual a sociedade passa h� tempos... O PRAZER PASSOU A SER DISPUTADO COMO VALIA E BEM MATERIAL, por ser raro e t�o imponente. Aquele que o possui deve resguardar-se, n�o anunci�-lo, pois com certeza, gerar� entre tantos outros quesitos algo como a INVEJA, A DISC�RDIA, A MORTE, O ROUBO, outros... Portanto, come�amos a estabelecer uma rela��o para compreendermos um pouco mais sobre o condicionamento operante em nosso corpo e mente.

Ent�o, j� que a pessoa DESEJA sentir mais PRAZER, automaticamente, instintivamente, ela busca novas rela��es iguais ou no m�nimo parecidas com a PRIMEIRA VEZ, haja vista, que foi assim que se chegou a um lugar DESCONHECIDO, mas que revelou um novo sentimento, antes n�o experimentado, de mais excita��o. ENT�O PORQUE N�O BUSCAR PELO MESMO CAMINHO, CERTO? Surge o princ�pio de uma depend�ncia que se tornar� t�o evidente, que s� h� uma coisa a fazer: RECONHECER QUE ELA EXISTE! Mas calma, n�o desista, da� surgem os prim�rdios dos primeiros sintomas da REPETI��O, a pessoa come�a a ter seu corpo e mente cansados e h� um definhamento..., isto mesmo, nosso corpo tal qual a mente precisam constantemente de renova��o e no caso da mente, ningu�m suporta o ato da repeti��o, pois o Ser est� em constante transforma��o como necessidade vital para o "novo..." e nunca os mesmos pensamentos sendo repetidos..., isto tornar� sua vida insuport�vel, sendo que nos dias atuais os casos de depress�o e outras doen�as s�o em sua maioria fruto de males que se plantou em rela��o � repeti��o..., j� com rela��o ao corpo, o mesmo necessita em suas c�lulas epiteliais e neurais (respons�veis pelos sentidos) de constante infiltra��o de vitaminas, prote�nas, glic�dios, prot�deos, lip�dios, outros... S� h� um caminho a percorrer neste caso: A PROCURA, BUSCA DESTES INCREMENTOS QUE D�O SUSTENTABILIDADE AO SER HUMANO... Aquele que est� INERTE (parado), aquele que n�o busca, tem seu corpo e mente em estado de constante definhamento, ou seja, N�O EST� VIVENDO, EST� M-O-R-R-E-N-D-O, compreende? N�o caminha em estado de gra�a vital e sim em estado de destrui��o, de petrifica��o (ao p� voltar� mais r�pido) e o que � pior, sofrendo e fazendo sofrer aqueles que se encontram ao seu redor ou n�o, pois pessoas conhecidas ou n�o s�o respons�veis pela compra ou doa��o de medicamentos os mais diversos, al�m dos impostos que todos pagam e que fazem manuten��o da rede de sa�de. Por�m, j� que estamos trabalhando em cima de CONDICIONAMENTOS OS MAIS DIVERSOS E QUE FAZEM MUITO MAL, como fazer ent�o para ir direto ao ponto de solu��o deste problema?

DESCONDICIONAMENTO MENTAL E INTRODU��O DE VIDA PROTEICA EM CORPOS E MENTES DOENTIAS...

N�o � f�cil, mas sugere-se este caminho: deve-se em primeiro instante, tomar CONSCI�NCIA do que falamos aqui e o principal, COMPREENDER! Da� para frente, se acontecer este "outro desejo" no aqui e agora, a pessoa dever� evitar antigos relacionamentos de prazer que lhe causaram tanta dor e ent�o MUDAR completamente seu modus operandis (modo de a��o). MUDAR tudo o que puder, pois n�o � f�cil, afinal de contas construiu-se durante um tempo "x" uma certa depend�ncia "y" que ser� destru�da em tempo que n�o sabemos quando, mas seu novo desejo de mudar levar� voc� e esteja preparado para o "novo...", e n�o se esque�a que sua alimenta��o ser� fundamental, tal qual a gin�stica (exerc�cios), que ter�o import�ncia fundamental para o fim da in�rcia f�sico-mental.

MUDE DE ATITUDES E INTRODUZA, PAULATINAMENTE A SUA VIDA, O NOVO, QUE TAMB�M � CONDICIONAMENTO, S� QUE AGORA SER� PRAZER PARA O VIVER E N�O PRAZER PARA O MORRER!

Voc� leu este texto tratando de tal tema? �timo, j� come�ou a conscientizar-se e o principal: COMPREENDER...
Felicidades para a sua vida!!!

Hilton Couto de Navarro. Psic�logo, Fil�sofo com habilita��o plena em Sociologia, Poeta e Professor.

Fonte: O Autor
 
Por:  Hilton Couto de Navarro    |      Imprimir