Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 30-05-2009

DOTÔ JANDI – O MINEIRIM
Conta a lenda que ao chegar de Minas a Marataízes, Dr. Jander, recém-formado...
DOTÔ JANDI – O MINEIRIM

Manoel Manhães [email protected]

Conta a lenda que ao chegar de Minas a Marataízes, Dr. Jander, recém-formado, foi tomar uma cervejinha no Bar do Kilb (Boca de Espuma) e, como estava sem grana, pediu uma cerveja fiado.

Kilb, em atenção ao jovem médico que vinha de longe para salvar e trazer à luz vidas em nossas terras concordou, mas com uma condição: "-O Dr. terá um ano de cerveja grátis se chamar aquele cara ali de Pescocim!".

O tal cara era uma mistura de Mike Tyson com Arnold Shwanergger em suas áureas fases e, literalmente, fazia em pedacinhos qualquer pessoa que o chamasse pelo odiado apelido de "Pescocim".

Dr. Jander topou a aposta e foi até o cara, deu-lhe um amigável tapinha no ombro e disse baixinho: "-Ô Zeca cê vêi di Minas pressa praia tumbém sô?" O cara respondeu: -"Deve ser engano não me chamo Zeca e não te conheço!". O Dr. retrucou baixinho: "-Mas cuma num cunhece? Nóis pescô muito junto lá em Nova Era, sô!". O brutamontes respondeu: "-Não pescou não!" O Dr. rebateu em tom mais alto para que todos ouvissem: "-PESCÔ SIM!"
O cara foi embora não querendo discutir se pescara ou não junto àquele mineirinho e o Dr. ganhou a aposta.

Quem me conhece, e sabe da minha admiração pelo Dr. Jander, sabe que minhas críticas procuram sempre acrescentar, apontar o que entendo como falha para que a possibilidade de sucesso seja a maior possível.

Daí que cobro sempre uma atitude mais enérgica com relação a voz das ruas, às versões dos fatos.

Aqui cito, agora, um caso real: vindo de ônibus sexta-feira passada, Marataízes-Barra, duas senhoras, no banco detrás, comentavam: "-Nem adianta ocê ir na prefeitura, o Dr. Jandi não tá, ele foi pra Minas se tratar da bibida!" Disse a outra: "-Ah, coitado! Mas isso é bão, pois ele é uma pessoa maravilhosa mais o que atrapaiava era a bibida". "-Pois é, diz que só quando ele voltar ele vai ser prefeito".

Ri muito e, lógico, "ispaiei a notíça", inclusive e, principalmente, dentro da prefeitura.

Nunca é demais repetir as frases: "À mulher de César não basta ser honesta, mas, também, parecer honesta" e "Em política, o mais importante não é o fato, mas a versão sobre o fato".

Não basta Dr. Jander ser prefeito, ele tem de parecer prefeito. Ele tem de estar atento aos fatos e às versões deste e assim fazer mais importante a sua, prefeito, versão.

    Fonte: O Autor
 
Por:  Manoel Manhães    |      Imprimir