Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-05-2009

Gates adverte Coreia do Norte e tranquiliza aliados dos EUA
O secret�rio de Defesa americano, Robert Gates
Gates adverte Coreia do Norte e tranquiliza aliados dos EUA
Foto: AFP

CINGAPURA (AFP) � O secret�rio americano de Defesa, Robert Gates, advertiu com firmeza neste s�bado a Coreia do Norte contra as atividades nucleares, e garantiu que Washington est� pronta para reagir se Pyongyang amea�ar os EUA ou seus aliados na �sia.

"N�o aceitaremos uma Coreia do Norte com arma at�mica e n�o ficaremos de bra�os cruzados se a Coreia do Norte se dotar da capacidade de destruir qualquer alvo na �sia, ou n�s mesmos", afirmou em uma confer�ncia regional sobre a seguran�a em Cingapura.

Segundo uma fonte de intelig�ncia americana, Pyongyang pode se preparar para lan�ar um m�ssil bal�stico de longo alcance.

Gates, que dirigiu a Pyongyang suas palavras mais duras desde o teste nuclear de segunda-feira, que foi seguido de seis disparos de m�sseis de curto alcance, advertiu o regime comunista que Washington reagiria em caso de prolifera��o nuclear.

"A transfer�ncia de armas ou de material nuclear pela Coreia do Norte aos Estados ou atores n�o-estatais seria considerada uma grave amea�a para os EUA e seus aliados", destacou.

A atitude beligerante da Coreia do Norte, que amea�ou na quarta-feira atacar a Coreia do Sul, n�o representa por enquanto uma amea�a militar direta para os EUA, mas pode provocar uma corrida armamentista na �sia, alertou o chefe do Pent�gono.

Washington, T�quio e Seul entraram em acordo neste s�bado para elaborar uma resposta conjunta, durante uma reuni�o de seus ministros da Defesa, declarou � imprensa o sul-coreano Lee Sang-Hee, na sa�da de um encontro de quase uma hora com seus colegas americano, Robert Gates, e o japon�s Yasukazu Hamada.

Al�m disso, Moscou e T�quio consideram que o teste nuclear norte-coreano merece uma resposta firme e representa um desafio � seguran�a internacional, informou neste s�bado o Kremlin ap�s uma conversa telef�nica entre o presidente russo, Dmitri Medvedev, e o premier japon�s, Taro Aso.

De acordo com um membro da delega��o americana, os ministros conclu�ram que "as negocia��es a seis continuam sendo o ve�culo principal" para solucuionar o problema. "Mas ao mesmo tempo devemos pensar no que podemos fazer al�m disso para pressionar (Pyongyang) e para preparar nossas pr�prias defesas em caso de fracasso dos esfor�os diplom�ticos".
Os Estados Unidos, a China, o Jap�o, a R�ssia e a Coreia do Sul participam nas negocia��es multilaterais com a Coreia do Norte sobre a desnucleariza��o de Pyongyang, mas o regime norte-coreano abandonou as negocia��es em abril.

Gates descartou no entanto, por enquanto, refor�ar a presen�a militar americana na Coreia do Sul, onde Washington mant�m 28.000 soldados, e insistiu neste s�bado que privilegia a via diplom�tica.

A ONU elabora uma resolu��o com poss�veis san��es � Coreia do Norte, apesar da amea�a de Pyongyang de responder com medidas "de leg�tima defesa".

Tamb�m em Cingapura, a China pediu calma � comunidade internacional.

"A pen�nsula coreana deve se dirigir � desnucleariza��o e esperamos que todas as partes envolvidas mantenham a cabe�a fria e respondam de forma comedida ao problema", declarou Ma Xiaotian, vice-chefe do Estado-Maior geral do Ex�rcito chin�s.

Gates considerou ainda essencial para os Estados Unidos e a China encontrar oportunidades de cooperar sempre que poss�vel, j� que Pequim � considerado o ator mais influente junto a Pyongyang.

Gates adverte Coreia do Norte e tranquiliza aliados dos EUA na �sia.

O secret�rio de Defesa americano, Robert Gates.


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir