Categoria Politica  Noticia Atualizada em 30-05-2009

Lula: craque só joga no Brasil quando vai se aposentar
Lula diz que fica feliz pelo destino dos jogadores
Lula: craque só joga no Brasil quando vai se aposentar
Foto: Burhan Ozbilici/AP

Jamil Chade

ANCARA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva critica o futebol brasileiro, aponta que craque só volta ao País para se aposentar e ainda cutuca Ronaldo. "Já faz três jogos que ele não faz gol", afirmou. Lula falou nesta sexta de futebol durante uma conferência de imprensa em Ancara, em seu último dia de viagem em uma turnê pela Arábia Saudita, China e Turquia.

Segundo ele, não há equipe hoje no Brasil com dinheiro para "levar um jogador de nível da seleção". "Não tem nenhum time brasileiro que conseguiria manter um jogador do nível da seleção jogando no Brasil", disse. "Essa é a realidade dos últimos 15 anos no Brasil", afirmou o presidente.

Ele ainda citou o técnico Vanderlei Luxemburgo. "O Brasil não é mais onde se pratica o melhor futebol do mundo. O Brasil é o país que mais cria craques. É uma fábrica de produzir jogadores. Mas o bom futebol do mundo é praticado nos campeonatos europeus, no campeonato inglês, onde as pessoas tem mais dinheiro para pagar por jogador", disse.

Falando aos jornalistas turcos, Lula demonstrou conhecer detalhes das equipes. "Fico muito feliz pela Turquia e pelos times terem recursos para contratar jogadores importantes de meu país. Fico feliz pelos times turcos que tem o poder de compra para traze-los para cá.Sei do sucesso dos brasileiros aqui", disse. Mas Lula fez um apelo. "Espero que vocês só não contratem jogadores do meu Corinthians porque, estamos tentando ser campeões", alertou.

Lula destacou a contratação de Ronaldo. "Ele voltou a ser uma sensação no Corinthians", disse. Mas o torcedor Lula já cobrou. "Ele voltou a jogar, ainda que já faz tres jogos que não marca gol", disse. "Mas ele vai dar o titulo ao Corinthians".

"O problema do esporte brasileiro é que, no Brasil, não vemos mais os jogadores atuarem quando estão no auge de suas carreiras", se queixou o presidente. "Vemos os jogadores atuarem até os 18 anos. Com 18 ou 19 anos, ele vem para a Europa e ficam até 14 anos e voltam já aposentados", disse o presidente. "Só vemos eles jogarem pela TV ou na seleção", afirmou.

Lula apontou que, apesar dos problemas, fica feliz pelo destino dos jogadores. "Fico feliz porque a maioria dos meninos é de origem pobre que tem a sua sabedoria nas suas pernas. Eles tem a chance de ganhar bem e torço pelos brasileiros no exterior", disse.

O presidente elogiou Alex que, segundo Lula "está jogando muita bola". Nesta sexta, quatro jogadores brasileiros que atuam na segunda divisão do campeonato turco participaram do jantar dado pelo governo da Turquia a Lula. Na quinta-feira, Roberto Carlos se encontrou com o presidente.

Lula: craque só joga no Brasil quando vai se aposentar
Crítica é apontada aos dirigentes, pois presidente diz ficar feliz com o destino dos jogadores de origem pobre
Conheça os Hotéis e Pousadas de Marataizes
Notícias do Brasil e do Mundo em tempo real. Você encontra tudo isso em nosso site parceiro o mais completo portal de Marataízes. Acesse o Maratimba.com o mais novo guia comercial de Marataízes e Itapemirim.

 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir