Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 30-05-2009

Nasa adia aterrissagem do Atlantis para domingo
Céu carregado atrás da torre de controle de pouso no centro espacial Kennedy, na Flórida
Nasa adia aterrissagem do Atlantis para domingo
Foto: AFP

CABO CANAVERAL, EUA (AFP) — A Nasa adiou para domingo a aterrissagem do ônibus espacial americano Atlantis por causa do mau tempo em Cabo Cañaveral (Flórida, sudeste), onde a nave era aguardada trazendo sete astronautas.

Pelo segundo dia consecutivo, a agência espacial americana preferiu adiar o processo por causa da ameaça das nuvens carregadas e dos ventos laterais no Centro Espacial Kennedy, indicou um funcionário da Nasa. A tripulação tem reservas de combustível para até segunda-feira, no mais tardar.

"Há reservas para permanecer a bordo até segunda-feira. Mas não queremos que esperem até o último momento", explicou à AFP, o porta-voz da Nasa Allard Beutel.

O mau tempo também havia obrigado a Nasa a adiar na sexta-feira o retorno do ônibus espacial, que partiu no dia 11 de maio com uma tripulação de sete astronautas para reparar o telescópio espacial Hubble.

Também na sexta-feira, as duas "janelas" para a aterrissagem -às 10h00 locais (11H00 de Brasília) e às 11h39 (12h39)- foram sucessivamente descartadas, com a pista do centro espacial molhada, condições que se mantiveram neste sábado.

Depois de 12 dias de missão, a tripulação da nave, que conseguiu com êxito reparar o telescópio espacial não sabe ainda com certeza quando pisará na Terra.

"Há uma possibilidade de aterrissar no (Centro Espacial) Kennedy amanhã (domingo) e mantemos essa opção aberta", disse aos sete astronautas Greg Johnson, encarregado da comunicação com os membros da tripulação.

A base californiana de "Edwards continua sendo uma opção para amanhã e segunda-feira, se for necessário", acrescentou.

Mas a Nasa evita essa opção até o momento, apesar da previsão de tempo bom para a Califórnia. Com o pouso na base de Edwards seria necessário, em seguida, transportar o Atlantis para Cabo Cañaveral, sua base de lançamento, sobre um Boeing 747, por um custo de cerca de 2 milhões de dólares.

No domingo, a primeira chance de aterrissagem está marcada para 10h02 (11h02 de Brasília).

A decisão final do retorno deve ser tomada 90 minutos antes da aterrissagem e não pode ser cancelada, já que o ônibus espacial não tem motores independentes que o permitam retomar altitude.

A Nasa já havia pedido na quinta-feira à tripulação que economizasse energia frente à possibilidade de ter que adiar o regresso.

A Nasa estabeleceu várias condições para a aterrissagem: não deve haver mais de 50% de nuvens no céu, a visibilidade deve ser de pelo menos oito quilômetros, os ventos laterais não devem soprar a mais de 28 km por hora e não deve haver previsões de chuva em um raio de 56 km em torno da pista.

O Atlantis retorna à Terra após uma bem-sucedida missão para reparar o Hubble, que depois de 19 anos no espaço revolucionou o conhecimento a respeito da origem do Universo graças a sua observação de galáxias distantes.

A agência espacial norte-americana --que planeja substituir sua frota de ônibus espaciais no final de 2008-- indicou que não planeja mais visitas ao Hubble, um projeto conjunto com a Agência Espacial Europeia.

Nasa adia aterrissagem do Atlantis para domingo.

Céu carregado atrás da torre de controle de pouso no centro espacial Kennedy, na Flórida.

Conheça os Hotéis e Pousadas de Marataizes
Notícias do Brasil e do Mundo em tempo real. Você encontra tudo isso em nosso site parceiro o mais completo portal de Marataízes. Acesse o Maratimba.com o mais novo guia comercial de Marataízes e Itapemirim.

Fonte: AFP
 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir