Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 01-06-2009

RETORNAR É EDUCADO
Uma das grandes reclamações que ouço nas empresas em que atuamos é a falta de retorno de clientes...
RETORNAR É EDUCADO

www.ramonbarros.wordpress.com

Uma das grandes reclamações que ouço nas empresas em que atuamos é a falta de retorno de clientes, parceiros, prestadores de serviços e aí por diante. Estes profissionais que não respondem sequer pensam no trabalho e tempo dedicados à elaboração dos projetos e orçamentos para atendê-los de forma rápida.

Ao recebermos de forma gentil a solicitação de um cliente, automaticamente damos prioridade para atender às expectativas e necessidades. Por que então, alguns indivíduos agem com descaso sem sequer retornar e-mails, telefonemas, cartas, etc. ? A resposta é simples: falta de educação. É preciso ter dignidade e respeito com os parceiros profissionais e responder, mesmo que o projeto ou orçamento não tenha sido aprovado. Isso demonstra ética e respeito.

Mas, por também desenvolvermos a ética, equilíbrio e o relacionamento interpessoal positivo, vamos tentar ajudar os que não respondem, pensando, de forma muito justa, que eles não encontrem a melhor maneira, por exemplo de dizer que tal orçamento ou projeto não foi aceito pela diretoria de sua empresa.

Seguem algumas dicas: a principal é retornar imediatamente, pois em alguns casos o prestador se serviço pode ter feitos previsões em sua equipe, estoque e logística para atender à solicitação. Existem formas educadas de se escrever esta resposta por e-mail, como "seu orçamento, no momento, não está dentro de possibilidades de investimento", ou "então estamos avaliando outros orçamentos e entraremos em contato em breve" e também "sua proposta não preencheu as expectativas atuais de nossa empresa", seja qual a resposta sempre deverá ser acompanhada de "agradecemos sua atenção" ou "muito obrigado por sua disponibilidade em nos atender".

Manter um bom relacionamento comercial, em tempos de instabilidade econômica pode ser fator decisivo para se manter no mercado: um prestador de serviço tratado com respeito pode indicar suas empresas parceiras para diversos clientes. Se você, leitor, está em dívida com alguma resposta, Tente trocar de lado e se imagine na situação de ficar aguardando um retorno que nunca é dado.

Ligar para celulares em que o proprietário nunca atendem, dá a impressão de que o número identificado não é bem vindo. Por isso, deixar recado na caixa postal ou enviar uma mensagem sms pode ser uma solução. Por outro lado, mesmo que não seja uma boa hora para atender a ligação, deve-se dizer apenas que está ocupado e que o interlocutor deve retornar mais tarde.

Falta de tempo não é argumento para deixar de retornar: trabalho organizado e otimização da agenda é uma das ferramentas dos profissionais de sucesso. Se quer respeito do mercado, concorrentes e principalmente de seus clientes, adote uma postura ética e retorne todos os recados que receber: não existe um padrão de tempo, porém estima-se que um e-mail deve ser respondido, atualmente, em 24 horas, mesmo que seja apenas para dizer que tal projeto ou orçamento foi recebido e está sob avaliação.

Delegar tarefas para sua equipe pode ser uma grande saída para não "deixar na mão" seus parceiros e prestadores de serviço. Lembre-se que em algum momento podemos precisar de um "favor extra" como acelerar tal entrega ou um prazo maior de pagamento para que possamos efetivar negócios com nossos clientes e aí, os parceiros se tornam indispensáveis para situações de emergência.

Para os que aguardam as respostas vale tentar por e-mail uma ou duas vezes, ligar, deixar recado, pode ser desgastante, para as duas partes envolvidas. Portanto controlar a ansiedade pode ser uma boa fórmula para resolver o dilema da "falta de resposta". Seja de qual lado que estamos em uma negociação, o bom senso e profissionalismo deve sempre prevalecer. Boa comunicação é diferencial competitivo para todos os atores do mundo corporativo.

Fonte: O Autor
 
Por:  Ramon Barros    |      Imprimir