Categoria Economia  Noticia Atualizada em 01-06-2009

GM vai pedir concordata e fechar 11 fábricas
O governo dos Estados Unidos anunciou na noite de domingo que a montadora General Motors (GM)
GM vai pedir concordata e fechar 11 fábricas
Foto: http://economico.sapo.pt

WASHINGTON, EUA, 1 Jun 2009 (AFP) - O governo dos Estados Unidos anunciou na noite de domingo que a montadora General Motors (GM) vai pedir concordata nesta seguunda-feira, abrindo um processo judicial que deve durar entre 60 e 90 dias e que implica ainda o fechamento de 11 fábricas.

Uma nova empresa será criada para retomar os ativos mais rentáveis do grupo, cujos compromissos financeiros serão reduzidos a mais da metade, segundo um funcionário do governo do presidente Barack Obama.

O governo federal americano vai destinar 30,1 bilhões de dólares e controlará 60% do capital. O Estado canadense e a província de Ontario desembolsarão US$ 9,5 bilhões e ficarão com 12% das ações.

O fundo de previdência dos funcionários da GM assumirá 17,5% do pacote acionário.

Outros 10% ficarão nas mãos do antigos credores proprietários de obrigações não garantizas que aceitaram o plano de reestruturação.

O presidente Obama fará um discurso nesta segunda-feira às 11H55 locais (12H55 de Brasília) sobre a reestruturação da indústria automotiva. Ainda nesta segunda-feira um tribunal de falências de Nova York deve se pronunciar sobre o recurso judicial apresentado pela número três do setor americano, Chrysler.

O diretor geral da GM, Fritz Henderson, anunciou uma entrevista coletiva em Nova York para pouco depois do discurso de Obama.

hh/fp

GM vai pedir concordata e fechar 11 fábricas

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir