Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 01-06-2009

Soyuz conclui acoplamento à ISS
A nave espacial russa Soyuz, com três astronautas a bordo - um belga, um canadense e um russo
Soyuz conclui acoplamento à ISS
Foto: AFP

MOSCOU (AFP) — A nave espacial russa Soyuz, com três astronautas a bordo - um belga, um canadense e um russo - concluiu o acoplamento previsto para esta sexta-feira à Estação Espacial Internacional (ISS) às 12H34 GMT, indicou um porta-voz do centro russo de controle de voos espaciais.

"A nave se acoplou à ISS às 16H34 hora de Moscou (12H34 GMT)", declarou Valeri Lyndin.
O acoplamento ocorreu automaticamente, segundo imagens exibidas ao vivo da televisão russa Vesti.

Os três astronautas decolaram na quarta-feira do cosmódromo de Baikonur (Cazaquistão) rumo à ISS, cuja tripulação permanente aumentará pela primeira vez a seis pessoas.
O belga, o canadense e o russo passarão seis meses a bordo da ISS, ao lado do americano Michael Barratt, do russo Guennadi Padalka e do japonês Koichi Wakata, que os aguardam na Estação Espacial.

Esta será a primeira vez que todos os parceiros da ISS (Estados Unidos, Rússia, Europa, Japão e Canadá) estarão representados simultaneamente por um astronauta a bordo do maior laboratório de microgravidade já construído até hoje.

Em virtude de um acordo de rodízio de três dos seis membros da ISS, Frank De Winne assumirá o comando da Estação em novembro, até seu retorno à Terra, em substituição a Guennadi Padalka, e atuará ainda como engenheiro de voo.

De Winne, 48 anos, integrado ao corpo de astronautas da ESA, faz o segundo voo rumo à ISS.

Robert Thirsk, 55 anos, é o primeiro canadense a viajar ao espaço para uma estada prolongada. As missões espaciais anteriores de astronautas do país nunca superaram 18 dias.

O mais jovem da tripulação, o russo Roman Romanenko, 37 anos, faz o primeiro voo ao espaço, seguindo a trajetória do pai, Yuri, comandante de naves espaciais no período da União Soviética.

Soyuz conclui acoplamento à ISS

Fonte: AFP
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir