Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 01-06-2009

IDÉIAS SUSTENTÁVEIS
Ouvimos a todo instante falar em preservação do meio ambiente, sustentabilidade e responsabilidade social...
IDÉIAS SUSTENTÁVEIS

Ouvimos a todo instante falar em preservação do meio ambiente, sustentabilidade e responsabilidade social. A boa notícia é que essas palavras serão cada vez mais ouvidas e praticadas, pois estamos incorporando-as no nosso dia-a-dia. Os valores das pessoas estão mudando e estamos adquirindo um pensamento mais global, prestando atenção em assuntos de interesse de todos e de cada um de nós.

Como tudo na natureza nasce pequeno, a nossa contribuição para o planeta também cresce com a nossa conscientização e com o nosso compromisso. O mais importante não é mudar o mundo, porque isso será uma conseqüência da mudança de cada um de nós, que acontece devagar e gradativamente.

Para fazermos a nossa parte é importante estarmos abertos às novas idéias, e lembrarmos que somos nós, com as nossas atitudes, que construímos o futuro que queremos ter. Precisamos primeiro modificar o nosso modelo mental, e isso vai trazer benefícios para a nossa casa, a nossa qualidade de vida e a nossa relação com outras pessoas, com empresas e com o planeta.

Sempre existe uma maneira de fazer melhor, mais rápido ou com menos custo cada uma das tarefas do nosso dia-a-dia. Evite fazer as coisas mecanicamente, e fique atento às causas e aos porquês. Temos que pensar mais e refletir sobre as coisas simples da nossa rotina, como as tarefas domésticas e as outras coisas que fazemos todos os dias. Tenha idéias criativas e tome iniciativa para fazer experiências. Pense no impacto que o seu lixo gera na natureza, e procure fazer o possível para que ele tenha o destino correto. Faça o exercício do pensamento sustentável e estimule o seu cérebro a encontrar soluções para os problemas da sua rua, do seu bairro e da sua cidade.

Comece devagar e sem grandes pretensões, e você vai se surpreender com a dimensão que isso toma na sua vida. Você vai descobrir a importância da sua atuação e verá que o mundo responderá positivamente às suas atitudes.

Fonte: O Autor
 
Por:  Isabella Marinuzzi    |      Imprimir