Categoria Politica  Noticia Atualizada em 02-06-2009

Obama quer retomar negociações de paz no Oriente Médio
Jovens palestinos atiram pedras em forças israelenses durante protesto em Nilin, na Cisjordânia ocupada.
Obama quer retomar negociações de paz no Oriente Médio
Foto: AFP

LONDRES (AFP) — O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, manifestou a intenção de voltar a colocar nos trilhos as negociações de paz no Oriente Médio, em uma entrevista ao canal britânico BBC.

"Os Estados Unidos serão capazes de voltar a colocar as negociações seriamente nos trilhos. Não apenas é do interesse dos palestinos ter um Estado, como os israelenses têm o interesse de estabilizar a situação na região", afirmou.

"E é do interesse dos Estados Unidos ter dois Estados vivendo um ao lado do outro em paz e segurança", completou o presidente americano.

Ao comentar a recusa do governo de Israel a congelar o processo de colonização, Obama defendeu uma atitude de paciência e diplomacia, mesmo princípio que deve ser aplicado ao Irã.

"O que disse é que pe do interesse do mundo que o Irã abandone suas ambições de possuir armamento nuclear. O melhor método para conseguir é usar a diplomacia direta", afirmou.

Mais cedo, o ministro israelense do Meio Ambiente, Gilad Erdan,demonstrou que o Estado hebreu quer que Obama respeite os acordos concluídos por seu antecessor, George W. Bush, sobre a colonização.

"Quando o presidente americano pede o congelamento da construção, incluindo os jardins de infância, se afasta dos convênios concluídos com Israel pelo presidente Bush", declarou Erdan, muito ligado ao premier Benjamin Netanyahu.

"Em 2004, Bush afirmou em uma carta que as construções poderiam continuar nos grandes blocos de assentamentos em Judeia-Samaria (Cisjordânia). Em virtude deste texto, Israel evacuou depois quase 20 colônias na Faixa de Gaza em 2005", acrescentou.

"Os funcionários do Departamento de Estado americano conhecem os acordos", insistiu.

Netanyahu rejeitou na segunda-feira o pedido americano para Israel congelar a colonização na Cisjordânia, afirmando que o governo não construiria novas colônias e que destruiria as consideradas ilegais, mas que não impediria a expansão natural das colônias existentes.

Obama quer retomar negociações de paz no Oriente Médio.

Jovens palestinos atiram pedras em forças israelenses durante protesto em Nilin, na Cisjordânia ocupada.

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir