Categoria Politica  Noticia Atualizada em 02-06-2009

Roseana Sarney passará por exames nesta terça, diz hospital
Na quarta, governadora do Maranhão fará retirada de aneurisma cerebral. Vice-governador João Alberto (PMDB) ocupará o cargo interinamente.
Roseana Sarney passará por exames nesta terça, diz hospital
Foto: Dida Sampaio / Agência Estado

A governadora do Maranhão, Roseana Sarney, será internada a partir das 12h desta terça-feira (2) no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde será submetida a uma cirurgia para retirada de um aneurisma cerebral na quarta (3), segundo informações da instituição.

Comunicado divulgado pelo hospital informa que Roseana passará por uma angiografia cerebral nesta terça, um exame pré-operatório que irá informar a localização precisa do aneurisma.

A governadora, que completou 56 anos na segunda (1º), está em Brasília. No domingo (31), junto com o pai, o presidente do Senado, José Sarney, Roseana participou da Missa da Cura, na paróquia São Pedro, em Recanto das Emas, cidade satélite de Brasília.

Enquanto ela estiver ausente, responderá pelo governo o seu vice, o ex-senador João Alberto (PMDB). Não há previsão de ato formal de posse do vice no cargo. A previsão é de que a governadora fique fora do cargo por até 30 dias.

Cirurgia

A cirurgia de Roseana já estava prevista antes de ela assumir o cargo, no último dia 17 de abril. A ex-senadora foi confirmada como nova governadora do Maranhão em abril pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após o processo que resultou na cassação do mandato do governador Jackson Lago (PDT).

Roseana descobriu o aneurisma durante check-up no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, em novembro. Após a campanha eleitoral, a senadora queixava-se de dores na cabeça, mas acreditava ser em razão de estresse.

O aneurisma tem seis milímetros e se localiza na região cognitiva do cérebro.

Segundo sua assessoria, a senadora sofre há anos com tumores e já realizou 20 cirurgias, entre elas no seio, no pulmão, no ovário e no útero.

Nota

Veja a íntegra do comunicado divulgado pelo hospital nesta terça:

"O Hospital Israelita Albert Einstein informa que a paciente Roseana Sarney será internada hoje, a partir das 12h, para a realização de uma angiografia cerebral, exame pré-operatório que tem por objetivo dar a localização mais precisa do aneurisma.

Roseana será submetida amanhã, 3/6, a uma cirurgia de clipagem (fechamento) do aneurisma cerebral. O procedimento será conduzido pelo neurocirurgião Evandro de Oliveira e equipe.

Um novo boletim só será emitido amanhã, após a cirurgia.

Luis Fernando Aranha Camargo
Superintendente do Hospital Israelita Albert Einstein"

oseana Sarney passará por exames nesta terça, diz hospital

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir