Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-06-2009

Hillary pede que Cuba siga exemplo de El Salvador
A secret�ria de Estado americana, Hillary Clinton, pediu a Cuba uma transi��o pol�tica como a vivida por El Salvador
Hillary pede que Cuba siga exemplo de El Salvador
Foto: Divulga��o (http://portalimprensa.uol.com.br)

San Salvador, 1 jun (EFE).- A secret�ria de Estado americana, Hillary Clinton, pediu a Cuba uma transi��o pol�tica como a vivida por El Salvador, pa�s que a partir de hoje � governado por Mauricio Funes, da ex-guerrilheira Frente Farabundo Mart� para a Liberta��o Nacional (FMLN), ap�s d�cadas de regimes de direita.

"N�s acreditamos que h� uma oportunidade para que Cuba tenha maior participa��o (em organismos internacionais), mas ao mesmo tempo queremos ver uma transi��o pac�fica como a que vimos nesta segunda-feira (em El Salvador), queremos que isso seja poss�vel em Cuba", disse hoje Hillary em entrevista coletiva depois de se reunir com Funes em San Salvador.

"Queremos ver democracia, como a que vimos nesta segunda-feira, ao alcance do povo cubano", insistiu a chefe da diplomacia americana, ao ser consultada sobre a possibilidade de Cuba voltar � Organiza��o dos Estados Americanos (OEA).

Hillary assistiu nesta segunda-feira � posse de Funes, que assumiu como o primeiro presidente de esquerda do pa�s, ap�s 20 anos de Governos de direita e de ditaduras militares durante a maior parte do s�culo passado.

O FMLN se transformou em partido pol�tico em virtude dos acordos de paz assinados com o Governo em janeiro de 1992, ap�s 12 anos de uma sangrenta guerra civil.

A secret�ria de Estado assegurou que os Estados Unidos est�o trabalhando com seus "amigos do hemisf�rio para ter um compromisso com a democracia, com os direitos humanos". EFE

Hillary pede que Cuba siga exemplo de El Salvador

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir