Categoria Música  Noticia Atualizada em 02-06-2009

Conheça o vilarejo escocês onde nasceu o fenômeno Susan Boyl
Cantora perdeu na última rodada o programa "Britain's Got Talent". Apesar disso, suas apresentações já viraram moda no mundo todo.
Conheça o vilarejo escocês onde nasceu o fenômeno Susan Boyl
Foto: reprodução portal G1

A expectativa era grande. Desde a primeira apresentação na TV britânica, há sete semanas, Susan Boyle passou de anônima a celebridade mundial -- mesmo perdendo a última rodada do programa britânico "Britain's Got Talent". Mas a história dela começa bem antes disso, numa cidadezinha da Escócia.

Blackburn é uma cidade pequena do interior da Escócia, fica bem próxima de Edimburgo. O lugar é bastante simples, mas é aqui que nasceu e viveu uma das maiores sensações da música atualmente, Susan Boyle.

A rua onde Susan mora em Blackburn é o único lugar da cidade onde a gente vê alguma manifestação, alguma torcida. Por exemplo, umas bandeiras, foto dela. Numa casa, a gente vê alguma coisa na janela também. Mas a própria casa da Susan parece abandonada. É no número 37 que mora a grande estrela.

Do outro lado da rua mora Gary Barkhouse, vizinho, amigo e fã de Susan. O que ele acha dela? "Eu acho que ela é fabulosa. Nós sabíamos que ela era uma boa cantora, mas não sabia que era tão boa assim. Ela disse que ia participar do 'Britain's Got Talent', mas nós não levamos a sério. E então ela nos surpreendeu. Ela é maravilhosa."

Em qualquer lugar da cidade, Susan é vista como uma pessoa comum, apesar da fama. É essa Susan, uma mulher reservada e um pouco tímida, que deu uma entrevista logo após sua primeira apresentação na TV.

Em Whytburn, cidade a alguns quilômetros de Blackburn, encontramos um dos responsáveis por este sucesso: Fred O'Neil, professor de canto da Susan. "Da primeira vez que eu a ouvi cantar, eu imediatamente ouvi que era um belo sinal porque eu escutei centenas de cantoras, dei aulas a grupos, eu estou no showbiz desde os 5 anos de idade. E a coisa mais adorável que eu quero dividir com você sobre a Susan é que ela não é uma pessoa típica do showbiz. E isso é adorável nela", diz O'Neil.

Ele explica como treinou Boyle. "Primeiro nós tentamos evidenciar todas as técnicas: como respirar corretamente, como fazer uma ponte para passar dos graves para os médios e os agudos. Coisas que, não importa se você tem a maior dádiva do mundo, você vai ter que trabalhar isso para polir, tirar o melhor da sua voz. Mas obviamente para quem tem um instrumento muito bom tudo acontece de forma mais suave e passa por tudo isso bem mais rapidamente."

A decisão

Em Londres, cidade da grande final do concurso, as opiniões eram divididas -- alguns apostavam nela, outros achavam que, por uma razão ou por outra, ela não ganharia -- como de fato aconteceu.

Aqui no Brasil também tinha torcida. Nancy, Márcia, Orietta e Maria Lúcia acompanharam a trajetória de Susan Boyle e se identificam com ela.

"Com a Susan Boyle eu vejo como se nós tivéssemos vencido uma batalha numa guerra sem fim. Ela sozinha conseguiu, nos quatro cantos do mundo, as pessoas que querem se desfazer de preconceito, deram um passo com ela", disse a professora Maria Lúcia dos Santos.

"Ela já venceu quando saiu de casa", declarou a funcionária pública Márcia de Souza.

"Quando ela se esforçou para ter uma voz como ela tem, ela queria o sucesso. E ela está tendo, vamos ver se ela consegue conviver divinamente porque ela merece", declarou a cantora e professora de dança Orietta Castilho.

Conheça o vilarejo escocês onde nasceu o fenômeno Susan Boyle

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir