Categoria Politica  Noticia Atualizada em 03-06-2009

Começa a assembleia da OEA em Honduras que analisará retorno de Cuba
Soldados do exército hondurenho patrulham a área no entorno da cúpula da OEA, em San Pedro Sula, a 250 km de Tegucigalpa
Começa a assembleia da OEA em Honduras que analisará retorno de Cuba
Foto: AFP

SAN PEDRO SULA, Honduras (AFP) — A Organização de Estados Americanos (OEA) iniciou nesta terça-feira sua assembleia anual na cidade hondurenha de San Pedro Sula, que debaterá um possível retorno de Cuba ao organismo, do qual o país foi excluído há quase meio século.

Cuba foi excluída da Organização de Estados Americanos ao término de uma reunião de nove dias (de 22 a 31 de janeiro de 1962) dos chanceleres do organismo em Punta del Este (Uruguai).

Os ministros, após terem avaliado a "ofensiva do comunismo na América", resolveram:
"1. Que a adesão de qualquer membro da Organização dos Estados Americanos ao marxismo-leninismo é incompatível com o Sistema Interamericano e que o alinhamento de tal governo com o bloco comunista quebranta a unidade e a solidariedade do Hemisfério (continente);
2. Que o atual governo de Cuba, que oficialmente se identificou como um governo marxista-leninista, é incompatível com os princípios e propósitos do Sistema Interamericano;
3. Que esta incompatibilidade exclui o atual governo de Cuba de sua participação no Sistema Interamericano;

4. Que o Conselho da Organização de Estados Americanos e os outros órgãos e organismos do Sistema Interamericano adotem sem demora as providências necessárias para o cumprimento desta resolução".

A ata foi aprovada por 13 votos a favor, um contra de Cuba e seis abstenções: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador e México.

A partir dessa data, Cuba foi excluída de todas as reuniões e resoluções da OEA e de seus organismos, com exceção da Organização Panamericana de Saúde (OPS).

A OPS é uma organização do Sistema Interamericano, mas também é a representante no continente da Organização Mundial de Saúde (OMS) e, consequentemente, da ONU, onde Cuba continua tendo um papel ativo.

Começa a assembleia da OEA em Honduras que analisará retorno de Cuba.

Soldados do exército hondurenho patrulham a área no entorno da cúpula da OEA, em San Pedro Sula, a 250 km de Tegucigalpa.


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir