Categoria Politica  Noticia Atualizada em 03-06-2009

Cirurgia de Roseana é delicada, mas recuperação pode ser rápida
Governadora do MA é submetida nesta quarta a cirurgia de aneurisma.
Cirurgia de Roseana é delicada, mas recuperação pode ser rápida
Foto: G1

A cirurgia para retirada de aneurisma cerebral, como a que a governadora licenciada do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), se submete nesta quarta-feira (3), é considerada delicada pelos médicos. Mas a recuperação dos pacientes, nos casos em que o problema é detectado previamente, caso da governadora, costuma ser rápida.

Roseana deu entrada no centro cirúrgico do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, por volta das 8h, mas não há previsão para término do procedimento, de acordo com a assessoria de imprensa do hospital.

O aneurisma cerebral é uma dilatação da parede de uma das artérias ou veias que irrigam o cérebro, formando uma espécie de bolha. Assintomática, a bolha vai crescendo progressivamente e pode estourar, provocando desde fortes dores (nos casos menos graves), podendo levar à morte.

O aneurisma de Roseana Sarney foi detectado durante um check-up no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, em novembro do ano passado. Após a campanha eleitoral, a governadora queixava-se de dores na cabeça.

De acordo com o neurocirurgião André Bianco, do Hospital Nove de Julho, nos casos em que o problema é detectado previamente, como o de Roseana, a recuperação dos pacientes costuma ser rápida, em até cinco dias.

Já quando há rompimento do aneurisma, a recuperação pode durar meses, dependendo da extensão da lesão no cérebro provocada pelo sangramento. Nos casos mais graves, pode deixar sequelas mesmo após a cirurgia.

Ainda segundo o médico, a predisposição genética é responsável pela minoria dos casos.

"Existe um componente genético, não identificado, que pode vir a desenvolver o aneurisma cerebral, mas é raro", diz. Fatores relacionados ao estilo de vida, como hipertensão arterial, colesterol alto, uso de cigarro e álcool também são fatores de risco.

O aneurisma de Roseana tem seis milímetros e se localiza na região cognitiva do cérebro. Ao chegar ao hospital Albert Einstein, onde foi internada na terça (4), a governadora disse que os últimos exames apontaram que não poderia mais esperar para realizar a cirurgia.

Cirurgia

Existem dois tipos de cirurgia para o problema. Na endovascular, um cateter é introduzido por uma artéria na perna até alcançar o local do aneurisma, no cérebro. Substâncias são liberadas dentro da bolha, provocando seu fechamento.

Na cirurgia por clipagem (fechamento), à qual Roseana será submetida, um microscópio é usado para localizar a bolha, que é então fechada por um miniclipe pelo lado de fora da artéria (veja infográfico acima).

"Confiante"

Antes de entrar no hospital, Roseana afirmou não estar ansiosa para voltar ao cargo e disse que "a prioridade agora é cuidar da saúde".

Ela afirmou estar "confiante" para realização da cirurgia, segundo ela a 21ª de sua vida, mas disse que cirurgia na cabeça gera "apreensão".

"Já fiz muitas cirurgias, cirurgias delicadas. Já fiz de pulmão, de mama e de intestino. Mas quando você fala em cabeça, você sente um pouco mais de apreensão, porque a cabeça é o comando de tudo."

"Já fiz muitas cirurgias, cirurgias delicadas. Já fiz de pulmão, de mama e de intestino. Mas quando você fala em cabeça, você sente um pouco mais de apreensão, porque a cabeça é o comando de tudo."

Roseana Sarney disse ainda ter "muita fé em Deus" e afirmou estar "entregue em boas mãos" no hospital. Ela prevê ter alta em sete dias. "Se eu reagir bem, e espero que reaja bem, em sete dias devo sair do hospital."
A cirurgia de Roseana já estava prevista antes de ela assumir o cargo, no último dia 17 de abril.

Governo

A ex-senadora foi confirmada como nova governadora do Maranhão em abril pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após o processo que resultou na cassação do mandato do governador Jackson Lago (PDT).

Enquanto ela estiver ausente, responderá pelo governo do Maranhão o seu vice, o ex-senador João Alberto (PMDB). Ele já está no cargo e nesta terça receberá prefeitos do interior do Maranhão.

A previsão, segundo a assessoria de imprensa do governo, é de que a governadora fique fora do cargo por até 60 dias.

Cirurgia de Roseana é delicada, mas recuperação pode ser rápida
Governadora do MA é submetida nesta quarta a cirurgia de aneurisma.
Neurocirurgião diz que recuperação pode ocorrer em até cinco dias.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir