Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-06-2009

Cirurgia de Roseana deve durar sete horas, diz secretário
Segundo Sergio Macedo, procedimento deve acabar às 15h. Governadora do MA é submetida nesta quarta a cirurgia de aneurisma.
Cirurgia de Roseana deve durar sete horas, diz secretário
Foto: http://portalamazonia.globo.com

A cirurgia a que a governadora licenciada do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), se submete nesta quarta-feira (3) deve durar sete horas, de acordo com o secretário de Comunicação do estado, Sérgio Macedo. Segundo ele, a cirurgia deve ser concluída até as 15h. Roseana deu entrada no centro cirúrgico do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, por volta das 8h.

Segundo o assessor, por volta do meio-dia, os médicos terminaram o procedimento de clipagem (fechamento), em que um microscópio é usado para localizar a bolha, que é então fechada por um miniclipe pelo lado de fora da artéria.

A cirurgia para retirada de aneurisma cerebral, como a que Roseana se submete nesta quarta, é considerada delicada pelos médicos. Mas a recuperação dos pacientes, nos casos em que o problema é detectado previamente, caso da governadora, costuma ser rápida.

O aneurisma cerebral é uma dilatação da parede de uma das artérias ou veias que irrigam o cérebro, formando uma espécie de bolha. Assintomática, a bolha vai crescendo progressivamente e pode estourar, provocando desde fortes dores (nos casos menos graves), podendo levar à morte.

O aneurisma de Roseana Sarney foi detectado durante um check-up no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, em novembro do ano passado. Após a campanha eleitoral, a governadora queixava-se de dores na cabeça.

De acordo com o neurocirurgião André Bianco, do Hospital Nove de Julho, nos casos em que o problema é detectado previamente, como o de Roseana, a recuperação dos pacientes costuma ser rápida, em até cinco dias.

Já quando há rompimento do aneurisma, a recuperação pode durar meses, dependendo da extensão da lesão no cérebro provocada pelo sangramento. Nos casos mais graves, pode deixar sequelas mesmo após a cirurgia.

Ainda segundo o médico, a predisposição genética é responsável pela minoria dos casos.

"Existe um componente genético, não identificado, que pode vir a desenvolver o aneurisma cerebral, mas é raro", diz. Fatores relacionados ao estilo de vida, como hipertensão arterial, colesterol alto, uso de cigarro e álcool também são fatores de risco.

O aneurisma de Roseana tem seis milímetros e se localiza na região cognitiva do cérebro. Ao chegar ao hospital Albert Einstein, onde foi internada na terça (4), a governadora disse que os últimos exames apontaram que não poderia mais esperar para realizar a cirurgia.

Cirurgia

Existem dois tipos de cirurgia para o problema. Na endovascular, um cateter é introduzido por uma artéria na perna até alcançar o local do aneurisma, no cérebro. Substâncias são liberadas dentro da bolha, provocando seu fechamento.

Na cirurgia por clipagem (fechamento), à qual Roseana será submetida, um microscópio é usado para localizar a bolha, que é então fechada por um miniclipe pelo lado de fora da artéria (veja infográfico acima).

'Confiante'

Antes de entrar no hospital, Roseana afirmou não estar ansiosa para voltar ao cargo e disse que "a prioridade agora é cuidar da saúde".

Ela afirmou estar "confiante" para realização da cirurgia, segundo ela a 21ª de sua vida, mas disse que cirurgia na cabeça gera "apreensão".

"Já fiz muitas cirurgias, cirurgias delicadas. Já fiz de pulmão, de mama e de intestino. Mas quando você fala em cabeça, você sente um pouco mais de apreensão, porque a cabeça é o comando de tudo."

"Já fiz muitas cirurgias, cirurgias delicadas. Já fiz de pulmão, de mama e de intestino. Mas quando você fala em cabeça, você sente um pouco mais de apreensão, porque a cabeça é o comando de tudo."

Roseana Sarney disse ainda ter "muita fé em Deus" e afirmou estar "entregue em boas mãos" no hospital. Ela prevê ter alta em sete dias. "Se eu reagir bem, e espero que reaja bem, em sete dias devo sair do hospital."
A cirurgia de Roseana já estava prevista antes de ela assumir o cargo, no último dia 17 de abril.

Governo

A ex-senadora foi confirmada como nova governadora do Maranhão em abril pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após o processo que resultou na cassação do mandato do governador Jackson Lago (PDT).

Enquanto ela estiver ausente, responderá pelo governo do Maranhão o seu vice, o ex-senador João Alberto (PMDB). Ele já está no cargo e nesta terça receberá prefeitos do interior do Maranhão.

A previsão, segundo a assessoria de imprensa do governo, é de que a governadora fique fora do cargo por até 60 dias.

Cirurgia de Roseana deve durar sete horas, diz secretário

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir