Categoria Economia  Noticia Atualizada em 03-06-2009

Presidente do Fed pede redução do déficit americano
O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Ben Bernanke, pediu hoje ao Congresso
Presidente do Fed pede redução do déficit americano
Foto: http://www.mises.org.br

Washington, 3 jun (EFE).- O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Ben Bernanke, pediu hoje ao Congresso e à Casa Branca para que reduzam o déficit recorde dos Estados Unidos.

Segundo Bernanke, não fazer isso pode corroer a confiança dos consumidores na economia e as perspectivas no longo prazo.

O presidente do Fed fez o apelo numa sessão do Congresso, onde foi apresentar sua visão da atual conjuntura econômica, dominada recentemente pela crise do setor automotivo e por sinais incipientes de recuperação.

As declarações de Bernanke vêm a público em momentos de uma crescente preocupação quanto ao endividamento dos EUA tanto dentro, quanto fora do país.

"Manter a confiança dos mercados financeiros exige que comecemos a planejar a restauração do equilíbrio fiscal", disse o presidente do Fed diante do Comitê Orçamentário da Câmara de Representantes.

A Casa Branca prevê que o déficit fiscal alcance os US$ 1,8 trilhão neste ano, cifra mais de quatro vezes maior do que o recorde registrado em 2008.

A recessão americana agravou as contas públicas devido à menor arrecadação de impostos e a mais gastos do Governo, que destinou bilhões de dólares ao resgate do setor financeiro.

Para Bernanke, essa intervenção pública era "necessária e apropriada" para fazer frente à pior crise financeira desde 1930, apesar de ter agravado o déficit do país.

O forte endividamento dos EUA contribuiu para alimentar o temor nos mercados quanto a um possível corte na qualificação da dívida soberana do país (AAA, o nível máximo), o que pressionou o dólar em baixa nos mercados internacionais.

A Casa Branca assegurou no final de maio que não está preocupada com essa possibilidade e insiste em que o objetivo do presidente americano, Barack Obama, é impulsionar um plano de recuperação que crie postos de trabalho e recupere a economia.

Mesmo assim, a nova Administração reconhece que é necessário resolver o problema fiscal do país para o médio e longo prazo. EFE

Presidente do Fed pede redução do déficit americano

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir