Categoria Economia  Noticia Atualizada em 03-06-2009

Setor privado dos EUA corta 532 mil empregos em maio
As empresas do setor privado nos Estados Unidos cortaram 532 mil empregos em maio frente ao m�s anterior
Setor privado dos EUA corta 532 mil empregos em maio
Foto: http://economico.sapo.pt

Nova York, 3 jun (EFE).- As empresas do setor privado nos Estados Unidos cortaram 532 mil empregos em maio frente ao m�s anterior, um pouco acima do previsto por alguns analistas, segundo dados divulgados hoje pela empresa Automatic Data Processing (ADP).

Al�m disso, a companhia revisou os dados correspondentes a abril e determinou que, nesse m�s, 545 mil empregos foram cortados, 54 mil a mais do que o calculado anteriormente, informa a organiza��o em comunicado de imprensa.

As empresas do setor de servi�os empregaram no m�s passado 265 mil pessoas a menos do que em abril.

J� as companhias de produ��o de bens eliminaram 267 mil postos de trabalho, enquanto que o setor manufatureiro registrou uma diminui��o de 149 mil empregos.

As grandes empresas, definidas como aquelas que possuem mais de 500 funcion�rios, eliminaram 100 mil empregos.

As companhias m�dias, que empregam entre 50 e 499 pessoas, cortaram 223 mil postos de trabalho.

No caso dos pequenos neg�cios, os que contam com menos de 50 empregados, 209 mil empregos foram extintos em maio na compara��o com abril.

O setor da constru��o perdeu 108 mil empregos no m�s passado frente ao anterior e manteve a tend�ncia de baixa registrada h� 28 meses consecutivos, enquanto a �rea de servi�os financeiros fechou 32 mil postos de trabalho.

A ADP destacou que houve uma perda m�dia de 539 mil empregos no conjunto de abril e maio. Nos tr�s primeiros meses de 2009, esse �ndice foi de 691 mil postos de trabalho perdidos.

A empresa acrescenta que, apesar de alguns sinais recentes que apontam para uma estabiliza��o da atividade econ�mica, o n�vel de emprego provavelmente continuar� caindo nos EUA por mais alguns meses, mas talvez n�o t�o rapidamente como no �ltimo semestre. EFE

Setor privado dos EUA corta 532 mil empregos em maio

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir