Categoria Politica  Noticia Atualizada em 03-06-2009

Obama e rei saudita prometem cooperação
O presidente dos EUA, Barack Obama, é recebido pelo Rei Abdullah, da Arábia Saudita, nesta quarta-feira (3) em Riad.
Obama e rei saudita prometem cooperação
Foto: AFP

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quarta-feira (3) acreditar que a colaboração entre seu país e a Arábia Saudita "produzirá resultados".

Obama fez esta declaração depois de se reunir com o rei saudita, Abdullah bin Abdul Aziz, na primeira etapa da viagem que faz pelo Oriente Médio e a Europa.

Durante a conversa, que se estendeu por quase uma hora, o presidente americano e o soberano saudita tinham previsto falar sobre o programa nuclear iraniano e a alta dos preços do petróleo, segundo a Casa Branca.

Segundo Obama, "era muito importante vir a este lugar, onde começou o Islã, e discutir com ele muitos dos assuntos que enfrentamos no Oriente Médio".

"Tenho confiança em que, colaborando, EUA e Arábia Saudita podem conseguir progressos em uma série de assuntos e interesses mútuos", afirmou o presidente americano, que já tinha se reunido há dois meses com o rei saudita em abril em Londres, durante a cúpula do Grupo dos Vinte (G20, países ricos e principais emergentes).

Já o Rei Abdullah ressaltou os laços "históricos e estratégicos" entre EUA e Arábia Saudita, que se remontam, segundo lembrou, ao mandato de Franklin Roosevelt e ao Rei Abdulaziz, nos anos 30.

O soberano também elogiou o presidente americano, ao qual considerou como "um homem distinto que merece estar nesta posição".

Após a reunião bilateral na fazenda do monarca saudita, os dois chefes de Estado devem jantar juntos.

Obama, que chegou hoje a Riad, partirá na quinta-feira para o Cairo, onde além de se reunir com o presidente egípcio, Hosni Mubarak, deve pronunciar um esperado discurso no qual exporá suas ideias sobre as relações entre os EUA e o mundo muçulmano.

A viagem do presidente americano, que continua depois rumo à Alemanha e à França, ocorre junto com a divulgação de uma suposta nova mensagem do líder da organização terrorista al-Qaeda, Osama bin Laden , que acusa Obama de manter as mesmas políticas de seu antecessor, George W. Bush, e de instigar os muçulmanos ao ódio.

Obama e rei saudita prometem cooperação
Presidente dos EUA começou giro pelo Oriente Médio e pela Europa.
Mensagem atribuída a Bin Laden com críticas a Obama foi divulgada.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir