Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-06-2009

Dificuldade de acesso atrapalha resgate de destroços Airbus
Foram encontrados novos quatro pontos com destroços nesta madrugada.
Dificuldade de acesso atrapalha resgate de destroços  Airbus
Foto: www.g1.com.br

A maior dificuldade das equipes de resgate do voo 447, da Air France, é chegar onde foram localizados os primeiros destroços. Eles estavam no ponto mais distante e isolado do Brasil: o arquipélago de São Pedro e São Paulo.

Veja o site do Jornal Hoje

A 1.100 quilômetros de Natal, não há terra, apenas rochas, em uma área do tamanho de dois campos de futebol. Elas são o pico de uma cadeia de montanhas submersa.

O país hoje explora e cuida de uma área de 370 quilômetros em torno de São Pedro e São Paulo. É dentro dessa área, a 150 quilômetros em torno do arquipélago, que foram encontrados os primeiros destroços do avião, na terça-feira (2), e, por isso, todo o trabalho de buscas e resgate é de responsabilidade brasileira.

Mas, por conta da falta de estrutura de São Pedro e São Paulo, o apoio às equipes se concentra em Fernando de Noronha, muito mais perto do continente.


Tubarões
O local de buscas do voo 447 é rota de tubarões especialistas em naufrágio e que costumam investigar qualquer movimentação abrupta na água ou alteração da composição da água, como

combustíveis. Segundo o Instituto Ecológico Aqualung, no Rio de Janeiro, as espécies galha-branca oceânico e tubarão azul são as mais comuns na região.

De acordo com Marcelo Szpilman, biólogo marinho especialista em peixes marinhos e tubarões, o oceano perto do arquipélago de São Pedro e São Paulo é considerado um "deserto de vida marinha", mas é rota das duas espécies de tubarões. "O galha-branca oceânico é reconhecido pela literatura científica como o primeiro a chegar em naufrágios ou acidentes marítimos. Ele é especialista em naufrágio e esse perfil foi identificado desde a 2ª Guerra Mundial."Dificuldade de acesso atrapalha resgate de destroços do voo 447
Primeiras peças foram localizadas no ponto mais isolado do país.
Em Noronha, está sendo montada base para receber esses destroços.


Sobre Marataízes:
Conheça os Hotéis e Pousadas de Marataizes.Notícias do Brasil e do Mundo em tempo real. Você encontra tudo isso em nosso site parceiro o mais completo portal de Marataízes. Acesse o Maratimba.com o mais novo guia comercial de Marataízes e Itapemirim.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir