Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 04-06-2009

Óleo no mar indica que não houve explosão do avião
Mancha de óleo no Oceano Atlântico
Óleo no mar indica que não houve explosão do avião
Foto: Divulgação FAB

BRASÍLIA - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse nesta quarta-feira, 3, que a presença de óleo no oceano indica que não houve explosão do Airbus da Air France e que "não há mais dúvida de que a situação de queda se deu nesse local". Uma mancha com cerca de 20 quilômetros foi localizada nesta quarta por aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), além de uma peça de sete metros de diâmetro e pequenos objetos metálicos flutuando. Os novos pontos foram vistos a 90 quilômetros ao sul dos primeiros vestígios, a cerca de 650 quilômetros de Fernando Noronha.

O governo brasileiro estabeleceu um raio de 200 quilômetros - ou 120 milhas náuticas - para que dois navios façam a pesquisa da região onde foi identificado o primeiro destroço do avião desaparecido no Atlântico. Jobim afirmou que a faixa de 5 km de destroços vista por aeronaves brasileiras na terça-feira, 2, já foi dispersada pelas correntes marítimas. Agora há duas trilhas diferentes distanciadas por 138 milhas náuticas ou 230 quilômetros.

Jobim reforçou que não foram encontrados corpos, mas que foram vistas partes brancas da aeronave. Essas seriam as partes internas do avião,o que confirma tratar-se do Airbus da Air France. O ministro ressaltou que os corpos das vítimas podem levar mais de dois dias para emergir. "Os que não têm o abdome integro afundam e não voltam. Os outros, que têm o abdome íntegro, levam um tempo superior a 48 horas para voltar à superfície. Há casos, que só voltam seis dias depois, porque depende da temperatura da água e do volume da formação de gases.

Óleo no mar indica que não houve explosão do avião, diz Jobim
Uma mancha com cerca de 20 quilômetros foi localizada por aviões da FAB; navios ainda não acharam destroços

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir