Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-06-2009

Auxílio-desemprego nos EUA tem primeira queda do ano
Total de pessoas que recebem o benefício recuou para 6,735 milhões. Produtividade da mão-de-obra no país cresceu no primeiro trimestre.
Auxílio-desemprego nos EUA tem primeira queda do ano
Foto: AP

O número de trabalhadores norte-americanos que entraram pela primeira vez com pedido de auxílio-desemprego nos Estados Unidos caiu levemente mais que o previsto na semana passada. Na semana que se encerrou no sábado (30), foram feitos 621 mil pedidos iniciais, 4 mil a menos que na semana anterior.

Já o total de norte-americanos que recebem auxílio-desemprego no país recuou pela primeira vez em 2009: o número teve queda de 15 mil, para 6,735 milhões, no primeiro declínio desde 3 de janeiro deste ano.

A taxa de desemprego referente aos trabalhadores com direito ao benefício e que estão recebendo o auxílio-desemprego permaneceu em 5%. Nos EUA, as normas sobre o auxílio-desemprego variam de Estado para Estado e nem todos os desempregados têm direito ao benefício.

A produtividade da mão de obra nos Estados Unidos no primeiro trimestre deste ano foi revisada de uma alta de 0,8% para um avanço de 1,6%, informou o Departamento de Trabalho norte-americano. Economistas previam revisão para +1,2%. A produtividade, que é definida como a produção por hora trabalhada, havia recuado 0,6% no quarto trimestre do ano passado.

O custo unitário do trabalho, uma importante sinalização das pressões inflacionárias, cresceu 3% nos três primeiros meses de 2009, a uma taxa anual, ficando em linha com as expectativas.

A produtividade no setor de manufatura recuou 2,7% no período entre janeiro e março deste ano. A produção da manufatura caiu 21,7% e as horas trabalhadas, 19,5%. Ambas as variações foram recordes.

Auxílio-desemprego nos EUA tem primeira queda do ano

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir