Categoria Politica  Noticia Atualizada em 04-06-2009

Minc diz que vai resistir no cargo e volta a atacar ruralistas
Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, em audi�ncia na C�mara dos Deputados
Minc diz que vai resistir no cargo e volta a atacar ruralistas
Foto: Edson Santos/Ag�ncia C�mara

Eduardo Bresciani

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou nesta quinta-feira (4) que pretende resistir no cargo e usou frases de efeito para atacar novamente os ruralistas, que j� pediram sua demiss�o e que o Minist�rio P�blico o investigue. As novas declara��es do ministro foram feitas em audi�ncia em uma comiss�o na C�mara que debatia duas Propostas de Emenda Constitucional (PECs) que desejam transformar o cerrado e a caatinga em patrim�nio da humanidade.

"Tem muita gente querendo tirar uma picanha do Carlinhos Minc, mas a gente vai avan�ar com o presidente Lula. (...) N�o � ruralista que nomeia ou demite ministro neste pa�s. Vou resistir dignamente", afirmou o ministro.

Ele afirmou que o movimento ambientalista est� "debaixo de pancada", mas que seu trabalho � frente da pasta ser� de continuar no "combate � impunidade".

"Eu imagino que estou incomodando muita gente porque o desmatamento est� caindo, estamos pegando boi pirata, entre outras coisas. N�o v�o transformar a Amaz�nia em carv�o. Podem chiar, podem pedir minha cabe�a, que eu vou continuar combatendo a impunidade. Aqueles que acham que, com insultos e provoca��es, podem pedir meu pobre pescocinho que vou abrir a guarda est�o muito enganados. Eles n�o perdem por esperar", afirmou Minc.

Ap�s a audi�ncia, o ministro e deputados ligados � �rea ambiental foram at� o gabinete do presidente da C�mara, Michel Temer (PMDB-SP), pedindo que as duas PECs sejam colocadas em vota��o. A avalia��o � que os projetos ajudariam na preserva��o dos biomas porque aumentariam as restri��es para a explora��o de atividades nestas �reas.

Na sa�da do encontro com Temer, o ministro afirmou em entrevista que o presidente Luiz In�cio Lula da Silva confia no seu trabalho e que seu "pescocinho" ser� mantido no lugar at� o final do governo.

Em um tom mais ameno, disse que vai obedecer a ordem do presidente e n�o far� mais pol�micas p�blicas com outros ministros. Fez aceno at� para a presidente da Confedera��o de Agricultura e Pecu�ria, senadora K�tia Abreu (DEM-TO), que pediu sua demiss�o. "Consegui acordo com a soja, com a cana e com o Blairo Maggi (governador do Mato Grosso), porque n�o vou conseguir com a K�tia, que � muito mais bonita, simp�tica e articulada?".

O ministro afirmou ainda que em uma reuni�o com o presidente Lula e outros colegas de governo ser�o discutidos poss�veis vetos a trechos da Medida Provis�ria que regulariza a ocupa��o de terras na Amaz�nia, aprovada pelo Senado na quarta-feira (3). Ele n�o quis antecipar quais seriam os pedidos de vetos de seu minist�rio.

Minc diz que vai resistir no cargo e volta a atacar ruralistas
Ministro do Meio Ambiente participou de audi�ncia na C�mara.
"Tem muita gente querendo tirar uma picanha do Carlinhos Minc", disse.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir