Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 04-06-2009

Internet Banking dá um salto e perde apenas para canal de auto-atendimento
Cada vez mais brasileiros utilizam a Web para as transações bancárias. O canal Internet Banking...
Internet Banking dá um salto e perde apenas para canal de auto-atendimento
Foto: www.convergenciadigital.com.br

Ana Paula Lobo

Cada vez mais brasileiros utilizam a Web para as transações bancárias. O canal Internet Banking, apesar de toda a questão ligada à segurança, já representa 18% do total de transações bancárias realizadas no país no ano passado - 7933 milhões, um crescimento de 14,4% em relação a 2007, revela estudo da Febraban.

O Internet banking perde apenas para o canal de auto-atendimento, que responde por um terço de todas as transações - 14.363 milhões, mas com um crescimento de 4,6% em relação a 2007 - abaixo do registrado pelo meio Internet (14,4%).As contas correntes Internet Banking chegaram a 32,5 milhões, um incremento de 9,1%, em relação a 2007. Em oito anos, o impulso do canal foi de 292%.

"Esse é um dado signicativo de como o brasileiro está perdendo o medo de usar o canal Internet para fazer suas transações bancárias, e claro, de como a Web cresce em todo o páis", revelou Gustavo Roxo, diretor de Tecnologia da Febraban, que nesta quinta-feira, 04/06, divulgou o estudo "O Setor Bancário em Números", com dados relativos ao ano de 2008, na capital paulista.

As contas pessoas físicas de Internet Banking passaram de 25,3 milhões em 2007 para 27,7 milhões em 2008. Já as de pessoas jurídicas, pasaram de 4,5 milhões em 2007 para 4,8 milhões, em 2008. O crescimento ficou, respectivamente, em 9,5% e 6,7%.

"As empresas estão perdendo o medo de usar o canal. Isso é um ótimo sinal até porque, hoje, todo o processo está virando online. E há um potencial de crescimento para o segmento financeiro na área", destacou Gustavo Roxo.

Em 2000, observa ainda o estudo, as contas de Internet Banking ficavam em 8,3 milhões. O crescimento foi gradual e passou por um pico entre 2004 e 2005, quando o número passou de 18,1 milhões para 26,3 milhões. Desde então, a adesão tem tido um ritmo constante - 2006, 27,3 milhões, 2007, 29,8 milhões e 2008, 32,5 milhões.

Para 2009, Gustavo Roxo, da Febraban, preferiu não fazer estimativas, mas com a disseminação da banda larga - cada vez mais usuários utilizam a infraestrutura - a tendência é de que o canal venha a ter mais adeptos. O Internet banking é visto ainda como um meio de bancarização, ou seja, uma maneira de atrair o brasileiro que ainda não tem uma conta bancária para o setor, principalmente, a partir de ações de fomento da inclusão digital governamental.

Internet Banking dá um salto e perde apenas para canal de auto-atendimento.

Cada vez mais brasileiros utilizam a Web para as transações bancárias. O canal Internet Banking...

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir