Categoria Policia  Noticia Atualizada em 04-06-2009

PF prende 25 suspeitos de tráfico de emagrecedores em MG
Polícia Federal apresenta comprimidos apreendidos com suspeitos
PF prende 25 suspeitos de tráfico de emagrecedores em MG
Foto: Polícia Federal/Divulgação

NEY RUBENS

A Polícia Federal (PF) prendeu, na manhã desta quinta-feira, 25 pessoas e cumpriu 33 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Ipatinga, no leste de Minas Gerais. O cumprimento dos mandados faz parte da Operação F-40, que visa o combate a uma suposta quadrilha especializada em tráfico internacional de drogas a partir da comercialização ilícita de medicamentos emagrecedores contendo substâncias psicotrópicas anorexígenas e de uso controlado.

Segundo a PF, uma das pessoas procuradas durante a operação é um brasileiro que mora em Portugal. A corporação informou que o nome F-40 foi dado à operação em referência ao principal composto que seria encontrada nos medicamentos emagrecedores, a substância psicotrópica anorexígena conhecida por Femproporex, normalmente utilizada na proporção de 40 mg.

Esta substância é utilizada como inibidor do apetite e é capaz de causar dependência física ou psicológica, tendo o uso e venda controlados pela portaria 344/98 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Dos 33 mandados de busca e apreensão, 15 são cumpridos em Ipatinga, 9 em Coronel Fabriciano, quatro em Belo Horizonte, um em Itanhomi, todas em Minas Gerais, além de dois em São Paulo e um Colorado do Oeste, em Rondônia.

A PF afirmou que os suspeitos enviavam os emagrecedores pelos Correios aos clientes de vários países, principalmente para os Estados Unidos e Portugal. Algumas destas encomendas foram interceptadas pela polícia.

"Eles fabricavam esses medicamentos em farmácias de manipulação da região de Ipatinga (MG) e a gente conseguiu descobrir através de apreensões em âmbito internacional dessas remessas efetuadas para o exterior", explicou o delegado Felipe Koch Baeta, que comandou a operação.

A investigação contou com o auxílio do Droug Enforcement Administration (DEA), departamento antidrogas dos Estados Unidos. Uma farmácia supostamente clandestina funcionava na residência de uma brasileira que morava nos Estados Unidos e foi descoberta durante a apuração. Uma grande quantidade de medicamentos enviada do Brasil foi apreendida no local.

No último dia 17 de maio um brasileiro que mora em Portugal e embarcava para aquele país foi preso no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, região metropolitana de Belo Horizonte.

De acordo com a Polícia Federal, o suspeito levava na bagagem 3 mil comprimidos contendo as substâncias emagrecedoras manipuladas de forma proibida.

As investigações foram iniciadas em agosto do ano passado. A PF informou que os suspeitos identificados e indiciados vão responder pelo crime de trafico de drogas e, se condenados, podem pegar de cinco a quinze anos de prisão.

PF prende 25 suspeitos de tráfico de emagrecedores em MG.

Polícia Federal apresenta comprimidos apreendidos com suspeitos.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir