Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-06-2009

Obama pede urgência em solução de dois Estados
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou hoje que "este é o momento de agir"
Obama pede urgência em solução de dois Estados
Foto: http://www.sidneyrezende.com

Dresden (Alemanha), 5 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou hoje que "este é o momento de agir" para conseguir uma solução ao conflito no Oriente Médio que inclua a coexistência de dois Estados, o israelense e o palestino.

Obama se reuniu em Dresden (Alemanha) com a chanceler alemã, Angela Merkel, com quem abordou assuntos como o Oriente Médio e o Afeganistão, antes de visitar esta tarde o campo de concentração de Buchenwald.

O presidente americano disse que seu país "não pode forçar a paz entre as partes envolvidas", mas pode tentar "esclarecer alguns dos mal-entendidos" entre israelenses e palestinos.

Obama, que na quinta-feira pronunciou um discurso ao mundo muçulmano no Cairo, no qual defendeu um "novo começo" baseado no respeito, assegurou que toda a comunidade internacional terá de contribuir para o processo de paz.

O governante disse que Israel terá de aceitar a criação de um Estado palestino e renunciar a seus assentamentos nos territórios ocupados, mas afirmou também que os palestinos deverão combater a corrupção e melhorar a segurança, matéria em que "conseguiram alguns progressos, mas não os suficientes".

Obama e Merkel também discutiram o fechamento da prisão de Guantánamo, e o presidente americano ressaltou que não pediu à chanceler "compromissos especiais e nem ela os ofereceu" para receber alguns dos detidos.

Na entrevista coletiva, Obama também disse que percebeu "alguns progressos" na situação econômica mundial, um dos assuntos que dominaram a reunião bilateral, na qual ele e Merkel conversaram sobre o futuro da Opel, o braço europeu da General Motors (GM), que na segunda-feira declarou concordata.

Obama expressou também sua vontade de visitar na tarde de hoje o campo de concentração de Buchenwald, que seu tio-avô Charles Payne ajudou a libertar na Segunda Guerra Mundial.

O presidente americano disse que sua visita ao campo não tem como objeto somente refletir sobre "os perigos quando as pessoas entram em conflito e não se lembram da humanidade que compartilham", mas também lembrar "como essa tragédia resultou em uma Europa unida e em uma Alemanha que hoje é aliada de Israel". EFE

Obama pede urgência em solução de dois Estados

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir