Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-06-2009

Air France voo 447: cobertura do 4º dia
Empresa divulga lista de brasileiros que estavam a bordo do Airbus A330. Não há sinal de mortos ou sobreviventes no oceano, diz ministro da Defesa.
Air France voo 447: cobertura do 4º dia
Foto: http://noticias.maisportugal.com

- 21h05: Em xeque. Uma das muitas avaliações a que os aviões são submetidos colocou a estrutura do Airbus A330 em xeque. Durante testes de fadiga, fissuras apareceram nas asas, próximo aos pontos onde ela se aproxima da fuselagem.

- 20h11: Mensagens. A rede de TV francesa France 2 divulgou, segundo a "Época", o relatório do sistema Acars do Airbus. Ele compila avisos que são enviados automaticamente a partir da aeronave para a base da Air France.

- 19h58: Sem destroços. "Nenhum material do avião foi recolhido", afirmou o tenente-brigadeiro Ramon Cardoso. "Vimos materiais pertencentes a uma aeronave que foram deixados por causa da prioridade de busca de corpos, mas até o momento nenhum pedaço da aeronave foi recuperado."

- 19h52: Identificação. Destroços recolhidos estão sem identificação e, por isso, ainda não é possível dizer que pertencem ao Airbus. De acordo com Edson Lawrence Dantas, do Terceiro Distrito Naval, objetos não têm identificação que comprovam sua procedência.

- 19h46: Tempestade. O avião da Air France que desapareceu quando voava sobre o Atlântico enfrentou "tempestades muito intensas" que não poderiam ser evitadas, informou nesta quinta-feira o serviço meteorológico AccuWeather.

- 19h29: De perto. Nelson Faria Marinho, pai de Nelson Marinho, um dos passageiros do voo, afirmou que vai a Fernando de Noronha na sexta para acompanhar as buscas. Ele disse que vai em um avião da Força Aérea Brasileira, às 7h.

- 19h15: Denúncias. O ministro de Assuntos Exteriores da França, Bernard Kouchner, rebateu as denúncias de que o governo francês estaria omitindo informações sobre as investigações. "Nós não estamos escondendo nada. E não temos razão para esconder", disse.

- 17h23: Interrogações. Saiba o que ainda é dúvida no acidente.

- 16h49: Engenheiro. O francês Jean Jacques Lozouet, membro da Câmara de Comércio França-Brasil, estava no voo. Ele morava no Rio há 30 anos. Segundo amigos, gostava de jogar golfe e tênis e tinha paixão por gastronomia, música e viagens.

- 16h39: Mantida. Nelson Faria Marinho, pai do passageiro Nelson Marinho, disse que a comissão de familiares vai ser mantida. "A comissão continua. Não é a Anac que vai poder desfazer a nossa comissão. Eu tenho um direito constitucional", disse.

- 15h27: 'Intimidado'. Maarten Vans Sluys, irmão da jornalista Adriana Francisca Vans Sluys, uma das passageiras do Airbus, disse ter se sentido "intimidado" pela Anac por conta da formação de uma comissão de parentes de vítimas.

- 15h01: Lembrança. Flávio Jacomo lembra de sua prima, a psicóloga Simone Jacomo dos Santos Elias, que estava no voo 447. "Minha querida prima foi sinônimo de bondade e solidariedade. Sempre muito atenciosa e sorridente, adorava rir."

- 14h47: Resgate. A Aeronáutica informou que um helicóptero Lynx resgatou, por volta das 13h desta quinta-feira, um suporte utilizado para acomodação de cargas em aviões, de aproximadamente 2,5 m², e duas boias. Trata-se da primeira peça do Airbus resgatada.

- 14h40: Dor. O ministro de Assuntos Exteriores da França, Bernard Kouchner, disse que a dor da perda de tantas vidas não tem nacionalidade. "Eu tenho a impressão de que essas vítimas, nossas vítimas, nossos desaparecidos, pertencem a todos nós", afirmou.

- 14h04: Terrorismo. Serviços de inteligência e analistas ainda não viram nada que indique ação terrorista. O fato de ninguém ter reivindicado a responsabilidade e a ausência de comentários em sites ligados a redes de guerrilhas apontam para um acidente.

- 13h25: Carinho. A jornalista Adriana Francisca Van Sluijs, que estava no voo, é lembrada com carinho pelos amigos. Sua viagem foi adiada para o dia 31. "Ela ficou chateada, porque já havia se preparado e sofreria novamente até o embarque", lembra a amiga Alice Menezes.

- 13h19: Tensão. No quarto dia de trabalho em Fernando de Noronha, o clima ficou tenso. A imprensa, à procura de informações e na expectativa de ver o desembarque do helicóptero blackhawk caso houvesse destroços, entrou em área reservada da Aeronáutica.

- 12h51: Destaque. Fernando de Noronha ganhou evidência não apenas por seus atributos naturais. Adotado como base das Forças Armadas enquanto durarem as buscas, o arquipélago agora é divulgado como ponto de apoio mais próximo ao local da tragédia.

- 12h47: Missa. Uma cerimônia ecumênica foi realizada na Igreja da Candelária, no Centro do Rio, em homenagem às vítimas do acidente. Cerca de mil pessoas participaram do ato, celebrado por representantes de diversas religiões.

- 11h58: Velocidade baixa. O Airbus da Air France que caiu nesta semana na rota Rio-Paris viajava a um velocidade incorreta (mais baixa) antes do acidente, disse o jornal francês "Le Monde" em sua edição desta quinta-feira .

- 11h07: Normal. A tripulação de um voo da companhia alemã Lufthansa em local próximo ao do voo Air France 447 disseram não ter notado "nada de anormal" no trajeto, disse um porta-voz da empresa nesta quinta-feira (4).

- 10h54: Investigador. O investigador-chefe no inquérito sobre as causas do acidente do voo 447, Alain Brouillard, também participou das investigações da catástrofe envolvendo um avião Concorde da Air France, em 2000.

- 10h44: Helicóptero. No início da manhã desta quinta-feira (4), o helicóptero blackhawk da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou depois de ser acionado pelo Salvaéreo Recife para auxiliar no trabalho de buscas aos destroços do Airbus 330.

- 10h16: Peças. Partes internas do avião que fazia o voo AF 447 foram avistadas no mar, na região de buscas, segundo o brigadeiro Ramon Borges Cardoso, do Departamento de Controle do Espaço Aéreo.

- 10h02: Chegou. A fragata Constituição, da Marinha brasileira, com um helicóptero a bordo, chegou nesta quinta-feira (4) ao local do acidente com o avião da Air France.

- 9h45: Sem esperanças. A empresa Air France pediu nesta quinta-feira (4) para famílias das vítimas do voo AF 447 que não tenham esperanças de encontrar sobreviventes da queda do avião. O presidente da companhia, Pierre-Henri Gourgeon, falou com os parentes em uma reunião privada.

- 8h57: Coleta. O trabalho de retirada dos destroços do Airbus que fazia o voo AF 447 deve começar nesta quinta-feira (4), mas vai depender das condições do mar. Todos os destroços encontrados deverão ser entregues à equipe francesa, que investiga as causas do acidente.

- 8h21: Missa. Será realizado às 10h desta quinta-feira (4) um ato ecumênico em homenagem aos passageiros do voo 447 da Air France. A missa acontece na Igreja da Candelária, na Praça Pio X, no Centro do Rio, e contará com a presença do governador Sérgio Cabral e do prefeito Eduardo Paes.

- 7h38: Causas. Não são apenas os parentes das vítimas que querem respostas. Na França, a imprensa também busca explicações. Nesta quinta-feira (4), os dois principais jornais franceses trazem novidades sobre a tragédia do voo 447.

- 7h00: Acidentes. Toda vez que acontece um acidente aéreo surgem estatísticas mostrando que voar é seguro. Isso não significa, no entanto, que acidentes sejam tão raros assim.

Air France voo 447: cobertura do 4º dia

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir