Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 05-06-2009

Voo Rio-Paris: Ministério Público de Paris abre processo por "homicídio culposo"
Foto de arquivo do avião desaparecido
Voo Rio-Paris: Ministério Público de Paris abre processo por
Foto: AFP

PARIS, França (AFP) — O Ministério Público de Paris anunciou nesta sexta-feira a abertura de um processo de "homicídio culposo" sobre o desaparecimento do Airbus A330 da Air France com 228 pessoas a bordo, quando voava do Rio de Janeiro a Paris.

"Devido ao desaparecimento do avião Airbus A330 da Air France entre o Rio de Janeiro e Paris na noite de 31 de maio para 1º de junho de 2009, o Ministério Público de Paris abriu um processo por homicídio culposo" para investigar a responsabilidade pela tragédia, anunciou o órgão constitucional em comunicado.

A instrução do sumário estará a cargo da magistrada Sylvie Zimmerman.

O Ministério Público havia aberto uma investigação preliminar na terça-feira à noite por este caso e adiantado que "rapidamente" seria iniciado um processo.

Fontes do Ministério Público explicaram que a instrução judicial foi levada em consideração, pois "haverá diversas rogatórias internacionais e numerosas vítimas".

Cada uma das famílias das 228 vítimas receberá uma notificação por correio na qual "será informada a respeito deste procedimento penal, da designação de associações de ajuda às vítimas e do início de um procedimento civil no tribunal de Paris", acrescentou.

As famílias receberão outra carta da seção civil do Ministério Público para "fornecer a elas todas as informações úteis sobre este procedimento civil", acrescentou o órgão, que também deu dois números de telefone para que os familiares possam se comunicar com sua seção civil: (00 331) 44 32 67 00 o (00 331) 44 32 57 04.

Voo Rio-Paris: Ministério Público de Paris abre processo por "homicídio culposo".

Foto de arquivo do avião desaparecido.

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir