Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 05-06-2009

Avião francês reforça buscas ao voo 447
Previsão é de chuva e trovoadas na região, diz nota.
Avião francês reforça buscas ao voo 447
Foto: G1

Uma aeronave francesa passou a integrar, nesta sexta-feira (5), a equipe de buscas ao avião que fazia o voo AF 447. Segundo nota divulgada pelos comandos da Marinha e da Aeronáutica, agora 12 aeronaves participam do trabalho de resgate. O Airbus saiu do Rio de Janeiro em direção a Paris, com 228 passageiros, na noite de domingo (31), e desapareceu.

Pela manhã, o tenente-brigadeiro Ramon Cardoso disse que a visibilidade está prejudicada na região das buscas. Na nota, publicada no início da tarde, há a informação de que a previsão é de que pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Também pela manhã, um grupo de familiares dos passageiros do voo 447 saiu do Rio de Janeiro e viajou até o Recife, em um avião da Força Aérea Brasileira. Eles participaram de uma palestra com um piloto que participa da operação de busca. Ele explicou o que já foi feito e as ações futuras da equipe de resgate. Depois disso, os parentes voltaram para o Rio.

Mudança

A companhia aérea Air France informou em comunicado, nesta sexta, que a partir de domingo (7), o voo AF 447, que faz a rota entre os aeroportos Galeão (Rio de Janeiro) e Charles de Gaulle (Paris), receberá a numeração AF 445.

Segundo a empresa, o voo AF 444 entre Paris e Rio de Janeiro irá continuar com a mesma numeração.

A empresa Airbus avisou para seus clientes do A330 (mesmo modelo da aeronave que desapareceu) para que alertassem as tripulações a seguir os procedimentos padrões caso suspeitem que os indicadores de velocidade estejam falhando.

Leia a nota divulgada nesta sexta, na íntegra:

"O Comando da Marinha e o Comando da Aeronáutica informam que a Operação de busca seguirá a mesma conduta adotada nos dias anteriores. As aeronaves envolvidas irão informar os eventuais avistamentos de destroços aos três navios da Marinha do Brasil que se encontram na área de operação. Nesta sexta-feira, uma aeronave francesa Atlantic Rescue D passou a integrar o conjunto de aeronaves engajadas nos esforços de busca.

Na área de buscas, o serviço de meteorologia aeronáutico prevê pancadas de chuva e trovoadas isoladas, com ondulações no mar de 1,8 metros. A visibilidade durante as precipitações cai para 4 mil metros.

O Comando das operações recebeu a visita de um grupo de 10 familiares das vítimas do vôo AF 447 para conhecer detalhes sobre as operações de busca. O grupo foi recebido no Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Espaço Aéreo (CINDACTA III), em Recife.

Ainda nesta manhã, jornalistas que compareceram ao CINDACTA III puderam conhecer as características operacionais da aeronave R-99.

No total, doze aeronaves estão mobilizadas na Base Aérea de Natal e em Fernando de Noronha para o trabalho de busca, além dos três navios e um helicóptero da Marinha. Dois outros navios da Marinha estão a caminho da região onde deverão se juntar aos demais."

Avião francês reforça buscas ao voo 447
Previsão é de chuva e trovoadas na região, diz nota.
Grupo de familiares participou de palestra com piloto.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir