Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-06-2009

Interurbanos da TIM com código da Embratel 14,5% mais caros
Aumento autorizado pela Anatel pode entrar em vigor na próxima semana.
Interurbanos da TIM com código da Embratel 14,5% mais caros
Foto: www.g1.com.br

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou nesta sexta-feira (5) um reajuste de até 14,55% nas ligações interurbanas feitas e recebidas por usuários de celular da TIM usando o código 21, da Embratel.

A agência havia autorizado em março que a Embratel reajustasse as tarifas para usuários das outras operadoras de celular em 2,89%, referente ao último ano. No caso de usuários da TIM foi autorizado o mesmo reajuste, mas, como a tarifa neste caso não sofria mudanças desde janeiro de 2004, o reajuste total no período chega a 14,55%, segundo a Anatel.

Ainda segundo a agência, as tarifas para usuários da TIM ficaram sem reajuste desde 2004 porque não havia acordo desta operadora com a Embratel sobre as tarifas de interconexão, que são taxas pagas por uma empresa para outra pelo uso da rede. A Embratel, por exemplo, paga esse "pedágio" à TIM para completar a chamada interurbana de alguém que liga para um celular da TIM usando o código 21.

Prazo

O aumento deve entrar em vigor a partir do início da próxima semana, já que a Embratel, antes de repassar o reajuste, tem de publicar os novos valores por dois dias consecutivos em jornais de grande circulação.

Para conceder o aumento, a Anatel levou em conta a variação de 4,46% do Índice dos Serviços de Telecomunicações (IST) do período de maio de 2007 a maio de 2008. Sobre este porcentual, a agência aplicou um redutor de produtividade, para repassar aos clientes parte dos ganhos obtidos pela empresa.

Interurbanos da TIM com código da Embratel vão ficar até 14,5% mais caros
Aumento autorizado pela Anatel pode entrar em vigor na próxima semana.
Falta de acordo entre TIM e Embratel impedia reajuste desde 2004.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir