Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-06-2009

Airbus emitiu 24 sinais de problemas antes de desaparecer
O Airbus A330-200 que desapareceu na madrugada de segunda-feira emitiu 24 sinais de anomalias em seus sistemas durante os quatro minutos
Airbus emitiu 24 sinais de problemas antes de desaparecer
Foto: http://pt.euronews.net

Paris, 6 jun (EFE).- O Airbus A330-200 que desapareceu na madrugada de segunda-feira emitiu 24 sinais de anomalias em seus sistemas durante os quatro minutos anteriores a sua sa�da da zona de monitoramento do radar do Rio de Janeiro, informaram hoje os investigadores franceses.

Embora por enquanto ainda n�o seja poss�vel estabelecer a causa destes problemas, os investigadores declaram que, no dia do ocorrido, as condi��es meteorol�gicas n�o eram "particularmente excepcionais".

O diretor do Escrit�rio de Investiga��es e An�lises (BEA, em franc�s), Paul-Louis Arslanian, declarou que "� muito cedo para saber as causas do acidente", mas explicou que j� h� trabalhos em cima das informa��es que est�o sendo reunidas.

Entre elas, Arslanian destacou as "incoer�ncias" de velocidade registradas pelos tr�s sensores da aeronave.

Esta diferen�a de medi��o provoca a interrup��o de certos sistemas autom�ticos do avi�o, entre eles, o piloto autom�tico.

"N�o sabemos se os sistemas se avariaram ou se os pilotos os desligaram de forma volunt�ria. A �nica certeza � de que deixaram de funcionar", afirmou.

Para o diretor do BEA, � prematuro dizer se esse dano nos sistemas - que j� tinha sido detectado anteriormente em outros avi�es Airbus A330 - causou o acidente do voo entre Rio de Janeiro e Paris.

Arslanian tamb�m explicou que n�o se sabe se os sistemas autom�ticos voltaram a funcionar depois dos sinais de avarias.

O diretor do BEA pediu que n�o haja conclus�es neste ponto da investiga��o e assegurou que "os melhores especialistas no assunto na Fran�a est�o mobilizados para fazer o melhor trabalho poss�vel, em contato com outros de fora do pa�s".

Sobre as "incoer�ncias" de velocidade registradas, Arslanian informou que as causas devem ser "diversas".

O BEA trabalha em coordena��o com o servi�o meteorol�gico franc�s, cujo diretor-adjunto, Alain Ratier, assegurou que n�o houve registros de "condi��es excepcionais" para a regi�o e a esta��o do ano.

Embora n�o tenha descartado plenamente tal possibilidade, Arslanian assegurou que "seria surpreendente" se a cat�strofe tivesse sido provocada por uma bomba a partir da an�lise dos dados dispon�veis conta at� agora.

"A hip�tese da bomba atualmente n�o � muito coerente com as informa��es que temos", afirmou Arslanian. EFE

Airbus emitiu 24 sinais de problemas antes de desaparecer

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir