Categoria Politica  Noticia Atualizada em 06-06-2009

Dissidentes se articulam para tirar Brown da liderança
Os dissidentes trabalhistas preparam durante este fim de semana sua estratégia para forçar a...
Dissidentes se articulam para tirar Brown da liderança
Foto: www.gastronomydomine.com

Londres, 6 jun (EFE).- Os dissidentes trabalhistas preparam durante este fim de semana sua estratégia para forçar a substituição do primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, à frente do partido depois de este ter afirmado ontem estar decidido a esgotar a legislatura.

Entre 60 e 70 deputados devem assinar uma carta que circula pelo Parlamento e na qual pedem a renúncia de Brown, segundo disse ao jornal "The Guardian" um dos articuladores do movimento.

Brown se encontra hoje nas celebrações pelo 65º aniversário do desembarque aliado na Normandia, o Dia D, mas os dissidentes não se dão por vencidos, segundo a imprensa britânica.

Eles podem vir a cobrar novas forças dos resultados das eleições europeias de quinta-feira, que serão conhecidos amanhã, e que podem ser tão desastrosos como os parciais do pleito local no Reino Unido, nas quais os trabalhistas se viram totalmente humilhados inclusive em seus redutos tradicionais.

Segundo o "The Guardian", os dissidentes conversam neste fim de semana com os partidários de Alan Johnson, o único trabalhista bem-visto nos diferentes setores do partido e no qual alguns veem um possível substituto de Brown.

Entretanto, Johnson, que foi nomeado ontem para a pasta de Interior, em substituição de Jacqui Smith, que renunciou, já disse várias vezes que não tem ambição maior do que continuar sendo ministro.

Mesmo assim, a expectativa é de que, na segunda-feira, os dissidentes trabalhistas publiquem a lista dos signatários da carta e que, à noite, tentem organizar uma votação secreta sobre a liderança do partido.

Segundo alguns veículos de imprensa, Brown também pode enfrentar uma perigosa revolta por parte de ministros de seu Governo quando completar a remodelação de seu gabinete nos próximos dias.

Apesar do anúncio ontem de seu novo gabinete em um esforço desesperado para controlar danos, Gordon Brown perdeu autoridade a olhos vistos.

Isso fica claro, entre outras coisas, com o fato de que se viu obrigado a manter em seus postos os titulares de Assuntos Exteriores, David Miliband, e de Finanças, Alistair Darling, diante da recusa de ambos em mudar de pasta.

Na entrevista coletiva desta sexta-feira, após a remodelação ministerial, alguns jornalistas inclusive acusaram Brown de ter mentido depois de negar ter tentado forçar Darling a mudar de ministério. EFE

Dissidentes se articulam para tirar Brown da liderança trabalhista.

Os dissidentes trabalhistas preparam durante este fim de semana sua estratégia para forçar a...

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir