Categoria Economia  Noticia Atualizada em 06-06-2009

Mercado de trabalho nos EUA reagiu melhor que o previsto em
O mercado de trabalho dos Estados Unidos teve, em maio, um comportamento melhor do que o esperado
Mercado de trabalho nos EUA reagiu melhor que o previsto em
Foto: G1

Washington, 5 jun (EFE).- O mercado de trabalho dos Estados Unidos teve, em maio, um comportamento melhor do que o esperado, em um sinal que os analistas atribuem a um certo al�vio da situa��o econ�mica, embora o �ndice de desemprego tenha aumentado para 9,4%, o m�ximo em 26 anos.

No m�s passado, foram perdidos nos EUA um total de 345 mil postos de trabalho, o menor n�mero dos �ltimos oito meses, depois de, em abril, terem sido eliminados 504 mil empregos e de os analistas terem calculado a perda de outros 520 mil em maio.

Com isso, o �ndice de desemprego aumentou em cinco d�cimos, at� 9,4%, segundo um relat�rio divulgado hoje pelo Departamento de Trabalho americano.

A economia americana tinha tido uma perda l�quida m�dia de 643 mil postos durante os seis meses anteriores.

Desde que come�ou a recess�o, em dezembro de 2007, a principal economia do mundo perdeu 6 milh�es de empregos, o que agravou a pior crise econ�mica no pa�s desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

"Come�amos a ver sinais de que a recupera��o se consolida � medida que o plano integral do presidente Barack Obama alcan�a mais e mais pessoas", disse a secret�ria de Trabalho, Hilda Sol�s.

"Este relat�rio mostra que os programas do Plano de Recupera��o come�am a moderar a perda de empregos, e que os cortes de impostos ajudam a estabilizar o emprego nos setores de com�rcio no varejo e servi�os", acrescentou.

O vice-presidente do pa�s, Joseph Biden, tamb�m reconheceu que a alta taxa de desemprego reflete a dureza dos tempos nos Estados Unidos, apesar de ter ressaltado que os �ltimos dados indicam que h� "sinais de esperan�a".

Em maio, outras 787 mil pessoas se somaram �s fileiras dos desempregados, que somaram 14,5 milh�es, segundo o relat�rio do Governo.

Na quinta-feira, o Departamento de Trabalho dos EUA informou que o n�mero semanal de pedidos de seguro-desemprego diminuiu em quatro mil e ficou, na semana passada, em 621 mil, o menor n�vel desde o come�o de maio.

O n�mero de pessoas que recebiam o benef�cio, que batia recordes a cada semana desde janeiro, caiu pela primeira vez, em 15 mil, e ficou em 6,74 milh�es na semana que terminou em 23 de maio.

"Seguimos preocupados com o alto n�vel de desemprego", afirmou Sol�s, "especialmente para os que estiveram sem trabalho por um per�odo prolongado".

O panorama real dos trabalhadores parados nos Estados Unidos � um pouco mais grave que o descrito pelos n�meros do Departamento de Trabalho.

Os dados, por exemplo, n�o incluem cerca de 700 mil desempregados, t�o desalentados com a situa��o que, segundo o escrit�rio do censo, desistiram de procurar trabalho ap�s quatro semanas.

Tamb�m n�o incluem as aproximadamente 1,4 milh�o de pessoas que, de acordo com a mesma fonte, trabalharam no �ltimo ano, mas desistiram na tentativa de encontrar um emprego no �ltimo m�s devido a empecilhos como a necessidade de cuidar dos filhos, problemas de sa�de ou a falta de transporte.

H� outras 2 milh�es de pessoas que conseguiram emprego em tempo parcial s� porque n�o t�m outra op��o, conforme dados do Federal Reserve (Fed, banco central americano).

Se for somado este contingente de 9 milh�es de trabalhadores, a taxa de desemprego se aproxima de 15,8%, e o n�mero de pessoas nos EUA desocupadas, subempregadas ou que abandonaram a busca de trabalho, chega a quase 25 milh�es.

O relat�rio de hoje mostra tamb�m que houve uma perda de 156 mil postos no setor fabril, incluindo 29.800 nas ind�strias de fabrica��o de ve�culos e pe�as.

O ramo da constru��o, que em abril tinha perdido 108 mil empregos, teve queda de outros 59 mil em maio, e o setor de servi�os, que tinha registrado 230 mil postos a menos em abril, perdeu 120 mil em maio. EFE

Mercado de trabalho nos EUA reagiu melhor que o previsto em maio

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir