Categoria Música  Noticia Atualizada em 06-06-2009

Primeiro dia de Viradão tem todas as vertentes do samba
Beth Carvalho: Diva do samba na Praça XV, no primeiro dia do Viradão Carioca.
Primeiro dia de Viradão tem todas as vertentes do samba
Foto: Marcos Porto / AgNews

A programacão do palco principal do Viradão Carioca trouxe todas as vertentes do samba no primeiro dia de evento, sexta-feira (5). O palco da Praça XV abriu a noite com um show de Carlos Lyra, representando o encontro do samba com o jazz na sua bossa-nova – com direito a alguns dos "afro-sambas"de Vinícius de Moraes e Baden Powell no fim da apresentação.

Depois de Lyra, subiu ao palco o sambista Dudu Niobre. Simpático, botou a multidão na praça para dançar – segundo a Defesa Civil, a estimativa de público no local era de até dez mil pessoas – com seus sucessos, alguns sambas-enredo e versões de clássicos de compositores como Noel Rosa.

Apesar da empolgação, o show de Dudu se mostrou apenas um aperitivo quando Beth Carvalho subiu no palco. A diva do samba mostrou porque merece o título aos 44 anos de carreira. O repertóro do show não esqueceu de nenhum mestre – de Cartola a Caymmi, passando ainda por uma seleção com marchinhas de carnaval.

Beth se diverte no palco, tocando cavaquinho, pulando e conversando com a plateia - aproveitou inclusive para declarar que foi nomeada Comendadora da Cultura Brasileira no Mundo. Entre as músicas que mais levantaram o público, que cantou em uníssono várias vezes, estavam "Andanças", "Coisinha do pai" e "Oque é, o que é", de Gonzaguinha.
Maratona


E a maratona do Viradão segue pelo fim de semana. Neste sábado (6), começa às 10h, com oficinas e apresentações de teatro e dança em diversos pontos – com destaque para o Conjunto de metais da Orquestra Petrobrás Sinfônica, que tocal na Praça da Guilherme, em Bangu.

À tarde, a Velha Guarda da Portela recebe Teresa Cristina na Quadra da Portela, às 14h, enquanto o show Planeta 80 traz artistas como Rosana, Biafra e Dalton no Planetário da Gávea às 16h. O palco móvel do Viradão vai estar no Arpoador às 17h para um encontro de samba, com Monarco, Dona Ivone Lara e Noca da Portela, entre outros.

No Galpão Aplauso (Rua General Luis Mendes de Moraes, 50) ocorre a Batalha de MCs, comandada pelo MC Marechal – o vencedor vai receber o troféu Silvio Barbato, homenagem ao maestro que estava no voo 447 da Air France e que foi pioneiro ao realizar concertos de orquestra acompanhados de DJs de hip hop.

Na Praça Tiradentes acontece uma inusitada batalha – os DJs devem utilizar apenas as jukeboxes dos bares da região para discotecar a partir das 18h, enquanto Elba Ramalho se apresenta na Lona Nordeste Plural (Lona Cultural de Realengo - Av. Marechal Fontenelle, 5000) a partir das 20h.

Jards Macalé sobe ao palco da Lona Cultural da Ilha do Governador às 21h, e Marcelo Camelo se apresenta no palco da Praça XV às 20h, seguido por Mart’nália às 23h30.
Domingo

No domingo, um dos destaques é a Roda de Choro no Planetário da Gávea (às 10h30). Às 14h, Gabriel O Pensador, Dudu Nobre e repentistas nordestinos tocam no Galpão Aplauso acompanhados de uma banda de jazz, e às 15h o MC Leozinho se apresenta sobre o palco móvel, no Piscinão de Ramos.

Milton Nascimento canta em Bangu, no Palco Brasil Plural na Praça Guilherme a partir das 17h, e Alceu Valença estará no palco da Quadra da Portela às 18h. Martinho da Vila se apresenta no Brasil Plural às 19h, seguido pelo Rappa às 21h, enquanto Lulu Santos fecha a programação no mesmo horário na Praça XV.

Confira a programação completa do Viradão Carioca no site oficial do evento.

Primeiro dia de Viradão tem todas as vertentes do samba no Rio
Beth Carvalho foi a atração principal na Praça XV.
Viradão Carioca segue com programação no sábado e domingo.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir