Categoria Politica  Noticia Atualizada em 07-06-2009

Mulheres trocam elogios com Dilma após almoço na casa de Mar
Na foto, além da ministra e da ex-prefeita, as apresentadoras Luciana Gimenez (primeira à direita), Maria Paula (segunda à direita); e Adriane Galisteu (terceira à direita).
Mulheres trocam elogios com Dilma após almoço na casa de Mar
Foto: José Luís da Conceição/Agência Estado

Amauri Arrais

Convidadas por Marta Suplicy para um almoço neste sábado (6) com a ministra-chefe da casa Civil, Dilma Rousseff, na casa da ex-prefeita, em São Paulo, mulheres de diversas áreas de atuação trocaram elogios com a ministra.

Participaram do almoço as apresentadoras Adriane Galisteu, Ana Maria Braga e Luciana Gimenez, a ex-jogadora de basquete Hortência, a filósofa Marilena Chauí e a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, entre outras.

Antes de receber Dilma, Marta disse que a idéia do encontro era um bate-papo da ministra com as mulheres. Segundo a ministra, o almoço tratou de cultura, criança, violência doméstica, entre outros temas.

A dramaturga Leilah Assumpção, que se disse simpatizante do governador José Serra (PSDB), disse que o resultado do encontro foi muito interessante. "Ela é uma pessoa séria. Não é pesada, mas é séria. Talvez a gente precise disso".

A ex-jogadora de basquete Hortência elogiou a "inteligência" de Dilma. "[Ela seria] uma boa candidata. Principalmente por ser uma mulher forte. Nós precisamos ter mulheres fortes na política."

Segundo a advogada Helena Maria Diniz, presidente da OAB Mulher, a ministra respondeu as perguntas com muita clareza." Acho que ela convenceu a todas nós".

"Ela está ótima, um espetáculo. Falamos de tudo. Ela é uma mulher inteligente, interessante", disse a apresentadora Ana Maria Braga.

A também apresentadora Adriane Galisteu disse ter levado a Dilma um recado da sua mãe que, segundo Adriane, passou a prestar mais atenção à ministra pela forma como ela assumiu a sua doença.

A ministra faz tratamento contra um câncer linfático descoberto em abril. Galisteu disse ter convidado a ministra para participar do seu programa de TV.

Já a apresentadora Luciana Gimenez disse ter falado com a ministra sobre a falta de um banco de dados que integre as polícias de todos os estados. "É um problema sério. Se você vai empregar uma pessoa na sua casa, você só sabe da ficha da pessoa em São Paulo", disse.

Segundo a apresentadora, a ministra foi "a fantástica, incrível. A gente é suspeita porque é mulher, tem uma sensibilidade maior", disse.

Para a humorista Maria Paula, o encontro foi uma ótima oportunidade de conhecer "a mulher de fibra que a Dilma é". "Ela é muito segura, competente, fiquei muito bem impressionada. (...) Pela harmonia, senti que as pessoas entraram muito na sintonia dela".

Ao final do almoço, Dilma também elogiou o encontro com o grupo de mulheres. "As mulheres que compareceram aqui são todas elas lutadoras, vitoriosas, e que têm uma experiência de vida para compartilhar muito rica. Então cada uma, do seu ponto de vista, deu a sua contribuição."

Terceiro mandato

Questionada por uma das convidadas sobre até quando vai o Bolsa Família, a ministra responsabilizou a crise financeira por retardar a redução do programa social.

"Nós aceleraríamos a redução do Bolsa Família se nós não tivéssemos tido esse interregno agora que estamos tendo da crise internacional, que afetou o Brasil", afirmou.

"Acho que o Brasil retoma essa tendência de diminuir a quantidade de recursos para o Bolsa Família quando o crescimento retornar de forma sustentável, e as pessoas forem sendo incorporadas ao trabalho. Mas até lá, tem que ser mantido", declarou.

Mais cedo, Dilma disse que o governo do presidente Lula pode ter continuidade mesmo sem um terceiro mandato.

"O presidente tem razão (sobre o terceiro mandato) quando considera que a democracia brasileira é algo ainda frágil. (...) Agora, nós não temos como impedir que as pessoas tomem iniciativa. Então, apesar das reiteradas negativas, o que a gente pode fazer? Olhamos, esperamos que em determinado momento entendam que não é esse o projeto do governo. O governo pode continuar sem ser terceiro mandato", afirmou a ministra.

Mulheres trocam elogios com Dilma após almoço na casa de Marta Suplicy
Ex-prefeita disse que objetivo era promover "bate-papo" com ministra.
Ana Maria Braga, Marilena Chauí e Luciana Gimenez estiveram presentes.

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, é recebida pela ex-prefeita Marta Suplicy para um almoço em sua casa, na capital paulista. Na foto, além da ministra e da ex-prefeita, as apresentadoras Luciana Gimenez (primeira à direita), Maria Paula (segunda à direita); e Adriane Galisteu (terceira à direita).


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir