Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-06-2009

Presidente do Gabão "está vivo", segundo primeiro-ministro d
O presidente do Gabão, Omar Bongo, "está vivo" e continua internado em uma clínica da cidade espanhola de Barcelona
Presidente do Gabão
Foto: AP

Barcelona, 8 jun (EFE).- O presidente do Gabão, Omar Bongo, "está vivo" e continua internado em uma clínica da cidade espanhola de Barcelona, informou hoje o primeiro-ministro daquele país, Jean Eyeghe Ndong.

O chefe do Governo do Gabão leu um comunicado no qual se declarou "enormemente surpreendido" pelas informações dos meios de imprensa franceses, que anunciaram da morte de Bongo.

Ndong informou também que deu instruções para transmitir às autoridades da França o protesto de seu Governo pelas "repetidas informações da imprensa francesa e, de maneira singular, contra os órgãos públicos".

Alguns meios de comunicação franceses publicaram neste domingo a suposta morte de Omar Bongo, de 73 anos, e que está há 41 anos no poder.

Perante estas informações, o primeiro-ministro gabonês assegurou hoje que ele mesmo e outros membros do Governo e da família do chefe de estado visitaram esta manhã o presidente, tiveram uma entrevista com a equipe médica que o atende e constataram que ele está vivo.

Ndong, que não admitiu perguntas após a leitura do comunicado, "lamentou" a atitude da imprensa francesa que "só quer semear a dúvida no espírito dos gaboneses por objetivos não desejados", por isso disse que transmitirá o protesto de seu Executivo às autoridades da França.

Segundo o primeiro-ministro gabonês, Omar Bongo foi internado em uma clínica particular de Barcelona "para ser submetido a uma revisão exaustiva", e não deu detalhes sobre seu atual estado de saúde.

A clínica onde está internado o dirigente do Gabão evitou ontem à noite confirmar ou desmentir a morte do chefe de Estado do país africano, alegando que está proibido pela Lei de Proteção de Dados do Paciente. EFE

Presidente do Gabão "está vivo", segundo primeiro-ministro do país

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir