Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 09-06-2009

Marinha confirma o resgate de três novos corpos do Airbus 33
Helicoptero faz resgate no Oceano Atlântico
Marinha confirma o resgate de três novos corpos do Airbus 33
Foto: www.abril.com.br

A Marinha e a Aeronáutica afirmaram em entrevista coletiva neste domingo (7) que recolheram do mar outros três corpos do Airbus 330 da Air France, que caiu no Oceano Atlântico há uma semana.

Segundo informaram os responsáveis pela operação de buscas, "após intensa atividade noturna mais três corpos foram encontrados e recolhidos pela Corveta Caboclo".

Ainda não há identificação do sexo dos novos corpos resgatados. Marinha e Aeronáutica afirmaram que não vão divulgar informações a respeito do estado de conservação dos corpos. "Os Comandos não consideram de interesse público divulgar condições dos corpos, isso será dito apenas a familiares, se questionado."

A Marinha confirma ainda que foram avistadas outras vítimas no mar e elas estão sendo retiradas do mar pelos navios na região. As autoridades não sabem precisar quantos outros corpos foram vistos.

Os três corpos resgatados pela Corveta Caboclo na madrugada foram transferidos para Fragata Constituição, que já carregava os dois corpos recolhidos no sábado (6).

Como a Fragata precisou retornar para recolher as novas vítimas a previsão de chegada da embarcação a Fernando de Noronha foi adiada para segunda (8). Quando o navio estiver a cerca de 300 quilômetros da ilha, um helicóptero vai buscar os corpos.

Após um preparo e catalogação, eles serão encaminhados ao Recife, onde será conduzido o trabalho de identificação dos corpos pelo Instituto Médico Legal (IML). Não há previsão de chegada à cidade.

Materiais
De acordo com os oficiais, "centenas de itens estão sendo localizados e resgatados" do mar. Eles confirmaram que "não há dúvidas" que todo o material içado do mar pertence ao Airbus da Air France.

Duas poltronas já foram resgatadas. "Mais outras [poltronas] foram avistadas com a logomarca da companhia aérea", afirmou o brigadeiro responsável pelas investigações. A Aeronáutica também confirmou que o número de série reconhecido em um dos assentos é mesmo de um Airbus da Air France.

Quanto aos objetos pessoais resgatados do mar, os Comandos responsáveis pelas buscas afirmaram que não vão divulgar uma relação do que foi achado. "Isso causa muita apreensão entre os familiares", disseram. "Os materiais estão sendo relacionados, apresentados aos familiares e se eles desejarem eles vão comunicar à imprensa".

Até agora foram confirmados os resgates apenas de uma valise de couro, que continha um bilhete da Air France, e uma mochila que tinha um laptop.

Buscas
De acordo com os Comandos da Marinha e Aeronáutica, as ações de busca estão concentradas onde foram encontrados os corpos e destroços. "O ponto de trabalho está concentrado na região a aproximadamente 70 km de onde o avião deixou de se comunicar com companhia aérea Air France", informaram as autoridades.

Uma fragata da Marinha francesa se juntou aos cinco navios da Marinha do Brasil que estão trabalhando na região. 14 aeronaves, 12 brasileiras e duas da França, também fazem parte das operações.

Já o avião R99 continua fazendo varreduras por radar a fim de encontrar novos focos de destroços.

O tempo neste domingo deve dificultar um pouco dos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). "A previsão do tempo para domingo em toda região é desfavorável para cumprimento das missões das aeronaves", informou a Aeronáutica.

Histórico
O voo AF 447 da Air France, operado por um Airbus A 330-200, desapareceu com 228 pessoas a bordo depois de decolar do Rio às 19h de domingo (31). A chegada na capital francesa estava prevista para as 6h15 (de Brasília), segundo a empresa.

O desastre aconteceu a meio caminho das costas do Brasil e da África, onde ocorrem as buscas. A expectativa de encontrar sobreviventes, no entanto, é muito pequena. De acordo com a companhia e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), 58 brasileiros embarcaram na aeronave. A lista parcial dos nomes dos passageiros do Brasil foi divulgada pela Air France na noite de quarta.

Marinha confirma o resgate de três novos corpos do Airbus 330
Responsáveis por buscas anunciam que outros corpos foram avistados além dos cinco já recolhidos


Sobre Marataízes:
Conheça os Hotéis e Pousadas de Marataizes.Notícias do Brasil e do Mundo em tempo real. Você encontra tudo isso em nosso site parceiro o mais completo portal de Marataízes. Acesse o Portal de Marataizes o mais novo guia comercial de Marataízes e Itapemirim.


Sobre Marataízes:
Conheça os Hotéis e Pousadas de Marataizes.Notícias do Brasil e do Mundo em tempo real. Você encontra tudo isso em nosso site parceiro o mais completo portal de Marataízes. Acesse o Portal de Marataizes o mais novo guia comercial de Marataízes e Itapemirim.

Fonte: www.abril.com.br
 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir