Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 09-06-2009

41 corpos do voo 447 foram resgatados, dizem Marinha e FAB
Chega a 41 n�mero de corpos resgatados do mar
41 corpos do voo 447 foram resgatados, dizem Marinha e FAB
Foto: www.g1.com.br

O tenente-brigadeiro Ramon Cardoso afirmou, nesta ter�a-feira (9), que j� foram resgatados 41 corpos de v�timas do acidente com o Airbus da Air France.

Cobertura completa: voo 447

Veja a galeria de fotos das buscas

Os 16 primeiros corpos resgatados, que j� est�o em Fernando de Noronha, ser�o levados de helic�ptero para o Recife na tarde de quarta-feira (10). Segundo Cardoso, 25 corpos est�o embarcados na Fragata Bos�sio, que deixa a �rea de buscas em dire��o a Fernando de Noronha.

O Airbus da Air France transportava 228 pessoas de 32 nacionalidades, entre passageiros e tripulantes. O voo, de n�mero 447, deixou o Rio de Janeiro no dia 31 de maio �s 19h30 (hor�rio de Bras�lia) e fez o �ltimo contato de voz �s 22h33. �s 22h48, o avi�o saiu da cobertura do radar de Fernando de Noronha.

As equipes de buscas v�o continuar o trabalho durante a noite desta ter�a-feira, concentradas nas �reas em que foram localizados os corpos. "Todos os barcos que est�o na �rea de buscas t�m condi��es de guardar os corpos encontrados at� a chegada de embarca��es maiores", afirmou Cardoso.Aeronaves e navios franceses trabalham em conjunto com as embarca��es brasileiras.

"Se o mar estiver forte ou se os ventos estiverem fortes, v�o atrapalhar o trabalho de passar os corpos dos barcos para os helic�pteros", disse Cardoso. "S�o calculados cerca de 40 minutos de opera��o para que cada helic�ptero efetue o resgate dos corpos. Eles t�m capacidade para resgatar oito corpos de cada vez."
Destro�os

O oficial afirma que houve ajuda do governo americano apenas durante as buscas por poss�veis sobreviventes, no in�cio das opera��es. "Desconhe�o ajuda do governo americano", disse.

Segundo Cardoso, os destro�os encontrados por navios franceses n�o precisam ser repassados aos militares brasileiros. O Escrit�rio franc�s de Investiga��o e An�lise (BEA), respons�vel pelas averigua��es sobre a trag�dia, vai receber e cuidar de todos os destro�os.

Por�m, no caso de v�timas, os navios franceses que encontrarem corpos v�o envi�-los para per�cia no Recife. De acordo com Cardoso, todos os corpos que foram avistados j� foram recolhidos.

Na quarta-feira (10), as buscas entrar�o na �rea de Dakar, porque as correntes podem ter levado corpos para a regi�o. "Mas todas as �reas em que estamos fazendo as buscas est�o dentro do planejado", afirmou Cardoso.

Segundo a Aeron�utica, dois investigadores franceses v�o chegar ao pa�s. N�o h� informa��es sobre o local onde v�o ficar ou as atividades dos investigadores franceses no Brasil. "Se houver necessidade de algum apoio, n�s poderemos fornecer. Para que eles n�o tenham que trazer determinados equipamentos, poderiam ser utilizados aqueles j� dispon�veis aqui", afirmou.



Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir