Categoria Acidente  Noticia Atualizada em 10-06-2009

MP-RJ investiga se problema em sensores do Airbus pode causa
MP apura risco de acidente por causa do mau funcionamento. TAM e Air France ter�o prazo para trocar os sensores de velocidade.
MP-RJ investiga se problema em sensores do Airbus pode causa
Foto: http://economico.sapo.pt

O Minist�rio P�blico do Rio instaurou nesta ter�a-feira (9) um inqu�rito para apurar se o mau funcionamento de sensores de velocidade em avi�es Airbus pode provocar acidentes a�reos.

Se comprovado o risco, o promotor Rodrigo Terra, da 2� Promotoria de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital, dar� um prazo de seis meses para que a Air France e a TAM providenciem a substitui��o dos sensores de velocidade de seus avi�es, sob pena de as companhias serem impedidas de voar.

Cobertura completa: voo 447

Um suposto defeito no dispositivo est� entre as hip�teses que podem ter provocado a trag�dia da semana passada. A empresa fabricante do avi�o tinha conhecimento do defeito e j� havia recomendado a troca, que vem sendo feita, segundo o MP, "de forma lenta".

Apesar da Air France haver anunciado que vai substituir os sensores de todas as suas aeronaves, Rodrigo Terra considera importante que o Minist�rio P�blico atue para prevenir danos aos consumidores.

Air France disse que trocar� equipamento

O Sindicato dos Pilotos da Air France informou nesta ter�a que a companhia a�rea se comprometeu a trocar os sensores de controle de velocidade de sua frota de Airbus A330 e A340.

"A dire��o da Air France chamou os pilotos na segunda-feira (8) � noite, para informar sobre a substitui��o das sondas, e apresentou-nos um calend�rio", disse o porta-voz do sindicato, Erick Derivery. Ele n�o informou, no entanto, em quanto tempo os equipamentos da frota seriam trocados. "Dentro de alguns dias", afirmou, sem dar mais detalhes.

A Air France n�o se manifestou oficialmente sobre o assunto.

A TAM informou que os sensores de todos os seus avi�es Airbus j� foram trocados.

O Sindicato dos Pilotos havia pedido, nesta segunda-feira (8), a seus associados que n�o voassem enquanto a companhia n�o mudasse os sensores de velocidade das aeronaves.

"A companhia disse que vai mudar os sensores nas pr�ximas semanas. N�s queremos proteger nossas tripula��es e nossos passageiros, por isso n�o podemos esperar esse prazo", disse o l�der sindical Christiphe Presentier � emissora "France Info".

Presentier afirmou que se trata de "uma medida de precau��o" enquanto se investiga a possibilidade de uma falha nesses sensores ter provocado o acidente do Airbus A330, que voava do Rio a Paris.

O l�der sindical lembrou que o Escrit�rio franc�s de Investiga��o e An�lise (BEA), respons�vel pelas averigua��es sobre a trag�dia, apontou os sensores como uma das poss�veis causas do acidente, embora ainda n�o tenha dado uma explica��o conclusiva. Segundo o BEA, esses sensores enviaram informa��es contradit�rias sobre a velocidade do voo AF447, que caiu no Atl�ntico.

A incoer�ncia desses dados fez com que alguns sistemas eletr�nicos do avi�o deixassem de funcionar, segundo o BEA. No entanto, os respons�veis pela investiga��o afirmaram que ainda � cedo para se saber as causas do acidente.

A Air France, por sua vez, assegurou que acelerou o programa de substitui��o dos sensores, iniciado em 27 de abril passado, ap�s os incidentes registrados em v�rios de seus aparelhos.

A companhia a�rea francesa mudou esses sensores em sua frota A320, a primeira em que foi registrado algum tipo de problema, e n�o iniciou a substitui��o nos A330 e A340 at� que a Airbus propusesse um modelo compat�vel.

MP-RJ investiga se problema em sensores do Airbus pode causar acidente

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir