Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 10-06-2009

Imagens de câmeras de segurança mostram ataque a hotel no Pa
Morreram ao menos 18 pessoas, inclusive 2 funcionários da ONU. Governo atribuiu o atentado ao Talibã, que é alvo de ofensiva militar.
Imagens de câmeras de segurança mostram ataque a hotel no Pa
Foto: AP

As autoridades do Paquistão liberaram nesta quarta-feira (10) imagens de câmeras de segurança que registra o ataque terrorista que deixou 18 mortos na véspera em um hotel de luxo na cidade paquistanesa de Peshawar.

O governo atribuiu o ataque suicida à milícia dos Talibãs.
Em resposta à ação, que continua sendo investigada, o ministro de Informação da Província da Fronteira Noroeste (NWFP), Mian Iftikhar, garantiu que o governo continuará combatendo os insurgentes.

A rede de TV "Express", com base em informações de Ifthikar, disse que 18 pessoas morreram e 50 ficaram feridas no ataque. Porém, uma fonte da Polícia ouvida pela Agência Efe disse que pelo menos 20 corpos já teriam sido recolhidos, alguns deles de cidadãos estrangeiros.

Entre estes, estão o sérvio Aleksandar Vorkapic, que trabalhava como voluntário para o Alto Comissariado para os Refugiados (Acnur), e a filipina Perseveranda So, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Outros mortos são o capitão de uma companhia aérea paquistanesa e vários funcionários do hotel, inclusive o gerente. Segundo a imprensa do país, ainda há possibilidade de mais corpos estarem entre os escombros.

Já entre os feridos há mais quatro funcionários da ONU, vários britânicos e também um alemão, um somali e um malgaxe, segundo fontes diversas.

As informações da polícia são de que os autores do ataque chegaram ontem à noite ao hotel cinco estrelas Pearl Continental. A bordo de dois veículos, eles mataram os seguranças do estabelecimento para conseguir chegar até o estacionamento.

No local, um dos suicidadas detonou um minicaminhão carregado com 500 quilos de explosivos. Dezenas de veículos e grande parte do hotel foram destruídos. Imóveis próximos também sofreram vários danos.

O Pearl Continental, muito popular entre os turistas estrangeiros que visitam o Paquistão, fica num bairro da zona sul de Peshawar. Na mesma região, onde há bastante policiamento, também funcionam muitos restaurantes e há vários edifícios importantes.

Até o momento, as autoridades detiveram dois suspeitos. Mas ainda não há informações de qual seria a ligação deles com o crime.

O ataque contra o hotel é o último de uma série de atentados registrados em Peshawar. Nas últimas semanas, também foram alvo de terroristas um complexo de cinemas, um cibercafé, um mercado e as próprias forças de segurança.

A ação terrorista de ontem lembra a cometida no fim de maio contra um complexo policial em Lahore (leste). Mais ainda, evoca o atentado suicida que, em setembro de 2008, matou 54 pessoas e destruiu o luxuoso Hotel Marriott, em Islamabad.

O magnata paquistanês Sadruddin Hashwani, dono do Marriott e também do Pearl Continental, disse hoje à emissora "Geo TV" que este segundo estabelecimento voltará a funcionar em dois meses.

"Conseguirei colocar (o Pearl Continental) operando em dois meses, assim como reabri o Marriott em três", disse.

No mês de abril, as tropas paquistanesas lançaram uma intensa ofensiva contra os talibãs em várias áreas do norte do país. Segundo cálculos militares, o cerco causou a morte de mais de 1,3 mil talibãs, que ameaçaram reagir com atentados nas grandes cidades.

O Exército, que pretende estender suas operações até o reduto talibã no Waziristão do Sul, investiu ontem contra a cidade de Bannu. De acordo com a imprensa, os cofrontos na região mataram dezenas de rebeldes nas últimas horas.

Imagens de câmeras de segurança mostram ataque a hotel no Paquistão

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir