Categoria Politica  Noticia Atualizada em 10-06-2009

Sarney nega ter escondido demissão de seu neto do Senado
Neto dele foi demitido por meio de boletim suplementar. Presidente do Senado disse que a acusação era 'inexata'.
Sarney nega ter escondido demissão de seu neto do Senado
Foto: André Dusek/AE

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), negou nesta quarta-feira (10) que seu neto, João Fernando, tenha sido demitido de forma secreta na Casa. A demissão aconteceu após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de impedir a contratação de parentes. Segundo o jornal "O Estado de São Paulo", a demissão foi feita por meio de um boletim suplementar, que só foi publicado posteriormente, evitando que o nome de Sarney fosse vinculado a casos de nepotismo.

João Fernando foi contratado como funcionário de gabinete do senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA) em fevereiro de 2007. No dia 3 de outubro do ano passado, após a decisão do STF, ele perdeu o emprego. A demissão, no entanto, não foi publicada imediatamente porque usou-se o expediente de fazer a exoneração por meio de um boletim suplementar.

Sarney disse que a acusação era "inexata". Ele disse não ter pedido a Cafeteira a nomeação do neto. "Não havia porque esconder. Foi ele (Cafeteira) quem escolheu. Eu não pedi em nenhum momento".

Estes boletins não são publicados de imediato. Apenas no final de cada ano a publicação é feita, com a inclusão das nomeações e exonerações nos boletins do dia. Segundo Sarney, o uso deste expediente não será mais permitido no Senado.

Além do neto de Sarney, segundo o jornal, cerca de 300 pessoas foram nomeadas ou exoneradas por meio de boletins não publicados.

Sarney nega ter escondido demissão de seu neto do Senado

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir