Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 11-06-2009

Brasil vira sobre Paraguai e fica com liderança isolada
Jogadores comemoram gol de Nilmar, que garantiu a vitória
Brasil vira sobre Paraguai e fica com liderança isolada
Foto: www.abril.com.br

O Brasil está cada dia mais próximo da Copa do Mundo da África do Sul. Na noite desta quarta-feira, os comandados de Dunga aproveitaram o embalo da goleada sobre o Uruguai e conquistaram uma nova vitória. A vítima foi o Paraguai, derrotado por 2 a 1 no estádio do Arruda, no Recife.

Mesmo com o grande apoio do público pernambucano, o Brasil saiu atrás do marcador ao sofrer um gol de falta do "gordinho" Cabañas. Porém, os donos da casa arranjaram forças para virar o marcador através de Robinho e Nilmar, o substituto de Luís Fabiano.

O triunfo consolida os pentacampeões mundiais na liderança das eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, com 27 pontos. Já o Paraguai, visto como a sensação do torneio, sofre a segunda derrota seguida e permanece com 24.

Os recentes resultados nas Eliminatórias reforçam a confiança brasileira para a defesa do título na Copa das Confederações, uma prévia do Mundial da África do Sul. A estreia do país está marcada para segunda-feira, frente ao Egito.

Na próxima rodada das eliminatórias, a seleção brasileira mede forças com a Argentina, sua principal rival. O Paraguai volta a jogar perto de sua torcida contra a Bolívia. Ambos os confrontos estão marcados para a primeira semana de setembro.

O jogo - Embalado pela goleada de 4 a 0 fora de casa contra o Uruguai, o Brasil impôs um ritmo forte nas ações iniciais diante do Paraguai. No primeiro minuto da partida, teve duas finalizações, com Robinho e Kaká. O goleiro Villar demonstrou segurança nas intervenções.

A partir dos 15 minutos, o Paraguai conseguiu encaixar a marcação sobre as talentosas peças ofensivas do Brasil e começou a arriscar algumas investidas à frente. Os visitantes foram premiados com um gol de bola parada, em um lance de pura sorte. Aos 24 minutos, Cabañas bateu falta da intermediária e contou com um desvio em Elano para vencer Júlio César.

A desvantagem deixou o Brasil nervoso por alguns instantes. Elano vivia uma noite ruim na parte técnica, enquanto Kaká e Nilmar estavam presos na marcação do adversário. A torcida começava a ficar impaciente.

Ainda assim, os pentacampeões alcançaram a igualdade pelas pontas. Aos 40 minutos, Daniel Alves fez o levantamento da direita em direção a Robinho. Livre no segundo pau, mas com pouco ângulo, o atacante brasileiro completou de perna esquerda.

Virada: Na etapa complementar, foram necessários apenas quatro minutos para o Brasil tomar a dianteira do placar. Nilmar recebeu passe precioso de Felipe Melo e tentou ajeitar de peito para Robinho. A bola tocou na zaga e sobrou para o próprio jogador do Internacional finalizar por cima de Villar.

Abusado, o Paraguai avançou suas linhas para buscar o empate. O técnico Gerardo Martino usou suas três alterações para mudar o panorama em campo - entraram Aquino, Benítez e López. Enquanto isso, o Brasil tinha espaço no contra-ataque, mas desperdiçava boas oportunidades de gol.

No final, Dunga fez uma alteração conservadora: Kléberson ficou com a vaga de Robinho. Bem postado na defesa, o Brasil assegurou a ponta das Eliminatórias.

BRASIL 2 X 1 PARAGUAI

Local: Estádio do Arruda, em Recife (PE)
Data: 10/06/2009 (quarta-feira)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Oscar Ruiz (Colômbia)
Assistentes: Abraham González e Wilson Berrío (ambos colombianos)
Cartões amarelos: Lúcio e Felipe Melo (Brasil); Víctor Cáceres e Julio Cáceres (Paraguai)

Gols:
BRASIL: Robinho, aos 40 minutos do primeiro tempo; Nilmar, aos quatro minutos do segundo tempo.
PARAGUAI: Cabañas, aos 24 minutos do primeiro tempo

BRASIL: Júlio César; Daniel Alves, Juan, Lúcio e Kléber; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano (Ramires) e Kaká; Robinho (Kléberson) e Nilmar (Alexandre Pato)
Técnico: Dunga.

PARAGUAI: Villar; Verón, Julio César Cáceres, Da Silva e Caniza; Bonet (Benítez), Víctor Cáceres, Riveros e Ledesma (Aquino); Martinez (López) e Cabañas.
Técnico: Gerardo Martino.

Brasil vira sobre Paraguai e fica com liderança isolada
Brasil toma susto no primeiro tempo, mas vira sobre paraguaios e está muito perto da Copa do Mundo de 2010

Fonte: www.abril.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir