Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-06-2009

AF 447: sondas Pitot cada vez mais questionadas
Foto de arquivo do Airbus A330-200 acidentado
AF 447: sondas Pitot cada vez mais questionadas
Foto: AFP

PARIS, Fran�a (AFP) � Oito dias depois do acidente do voo AF 447 que fazia a liga��o entre Rio de Janeiro e Paris, a investiga��o est� se focalizando nos sensores Pitot, que permitem controlar a velocidade dos avi�es e que deram medidas incoerentes aos pilotos do A330 da Air France que caiu no Atl�ntico na noite de 31 de junho com 228 pessoas a bordo.

A quest�o do papel desempenhado por estes sensores no acidente foi levantada quando o Escrit�rio de Investiga��es e An�lises (BEA), encarregado da investiga��o t�cnica, anunciou ter constatado "incoer�ncias nas diversas velocidades medidas" pelo avi�o antes de seu desaparecimento.

Os sindicatos de pilotos pediram a acelera��o da substitui��o dos Pitot dos A330 da Air France. Os sindicatos minorit�rios Spaf e Allter chegaram a fazer um apelo aos tripulantes para que se recusassem a embarcar em um aparelho A330/340 que n�o tenha pelo menos dois de seus tr�s sensores Pitot modificados.

"H� uma converg�ncia de elementos que levam a pensar que desempenharam algum papel no acidente", explicou Michel Le Bras, piloto de A330 e membro do Spaf.

O BEA ainda n�o determinou se os Pitot s�o, de fato, os principais respons�veis pela queda do AF 447. As sondas dos avi�es A330 j� sofreram "um alto n�mero de panes", declarou s�bado o diretor do organismo, Paul-Louis Arslanian, destacando, por�m, que isso n�o significa que se os sensores n�o forem substitu�dos o avi�o se tornar� necessariamente mais perigoso.

"A perda das tr�s informa��es de velocidade n�o � a �nica causa da trag�dia, mas � muito prov�vel que tenha contribu�do" para a queda do avi�o, resumiu Erick Derivery, do sindicato SNPL.

Outros elementos devem ser levados em conta, como as condi��es meteorol�gicas dif�ceis na regi�o do acidente.

A substitui��o das sondas Pitot, fabricadas pelo grupo de eletr�nica Thales e que equipam alguns Airbus A320, A330 e A340, foi recomendada pela pr�pria Airbus em setembro de 2007, mas as companhias a�reas tinham total liberdade para seguir ou n�o esta recomenda��o, destacou a construtora. Em outras palavras, ela n�o tinha o mesmo car�ter obrigat�rio que uma "diretriz de navegabilidade" da Ag�ncia Europeia de Seguran�a A�rea (AESA).

Depois de constatar, em 2008, problemas de funcionamento em um de seus aparelhos, a companhia Air Caribe decidiu trocar imediatamente todos seus sensores.

A Air France, por sua vez, trocou os Pitot de todos os A320 depois da recomenda��o da Airbus. A companhia decidiu em seguida substituir todas as sondas de sua frota de A330 e de A340 depois de v�rios incidentes constatados nestes modelos a partir de maio de 2008.

O programa de substitui��o foi lan�ado em 27 de abril de 2009.

Depois da queda do AF 447, a Air France decidiu que a partir desta ter�a-feira, 9 de junho, todos os A330 e A340 ter�o pelo menos dois novos Pitot, de um total de tr�s, segundo o sindicato de pilotos SNPL.

No entanto, uma mudan�a t�o r�pida � considerada quase "imposs�vel" pelo Spaf.

AF 447: sondas Pitot cada vez mais questionadas.

Foto de arquivo do Airbus A330-200 acidentado.


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir