Categoria Economia  Noticia Atualizada em 11-06-2009

FMI saúda "liderança" do Brasil
Dominique Strauss-Kahn, diretor-gerente do FMI.
FMI saúda
Foto: AFP

WASHINGTON, EUA (AFP) — O Fundo Monetário Internacional (FMI) saudou a "liderança" e o "compromisso" demonstrados pelo Brasil, que emprestará 10 bilhões de dólares ao organismo multilateral, informou nesta quarta-feira seu diretor-gerente, Dominique Strauss-Kahn.

"O Brasil reafirma mais uma vez a firmeza de seu papel como destacada economia emergente", afirmou Strauss-Kahn, citado num comunicado do FMI.

O empréstimo será efetuado através da aquisição de bônus do organismo, anunciou nesta quarta-feira o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

O compromisso de contribuir com o capital do FMI foi adotado em janeiro durante a reunião de cúpula do Grupo dos 20 países industrializados e emergentes em Londres, no auge da crise financeira mundial.

"As autoridades brasileiras mostraram grande capacidade de liderança em seu compromisso com o processo de reforma do FMI e a expansão de nossos recursos, e me dá satisfação o fato de o Brasil mostrar claramente seu forte apoio ao sistema econômico e financeiro internacional", disse Strauss-Kahn.

O diretor-gerente destacou que o FMI tomará as medidas necessárias para "permitir a emissão de bônus o mais rápido possível".

Os 10 bilhões de dólares serão provenientes das reservas internacionais brasileiras, estimadas em 205 bilhões de dólares, segundo números do Banco Central divulgados nesta segunda-feira.

FMI saúda "liderança" do Brasil.

Dominique Strauss-Kahn, diretor-gerente do FMI.


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir