Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-06-2009

FMI eleva previsão de crescimento da economia em 2010
Fundo elevou de 1,9% para 2,4% a estimativa de crescimento global.
FMI eleva previsão de crescimento da economia em 2010
Foto:www.g1.com.br

Enquanto o Banco Mundial prevê uma contração maior do PIB este ano, o Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para cima e de forma significativa sua previsão de crescimento da economia em 2010, e a ampliação do investimento chinês em maio alimentou esperanças em uma recuperação global.

O presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, disse que o PIB global vai se contrair perto de 3% neste ano, bem pior que a estimativa anterior de um declínio de 1,75%.

Por outro lado, o FMI elevou a previsão de crescimento global em 2010 para 2,4%, acima da estimativa de 1,9% feita em abril.

"A estimativa aumentou graças ao impacto das medidas de estímulo tomadas nos últimos meses", disse um interlocutor do G8, que teve acesso ao briefing do FMI com os números, preparado para o encontro do grupo que acontece no fim de semana.

As últimas mudanças nas previsões, ainda que sejam referentes a anos distintos, ilustra a dificuldade de se estimar um tempo para a recuperação econômica.

Indicadores globais têm dado sinais de melhora em meio à pior recessão global em seis décadas, e isso tem dado fôlego aos mercados acionários de março para cá.

Contudo, os mercados financeiros ainda estão receosos com a possibilidade de os pesados gastos de governos e as injeções de recursos por bancos centrais na economia levarem a um aumento da inflação.

FMI eleva previsão de crescimento da economia em 2010
Fundo elevou de 1,9% para 2,4% a estimativa de crescimento global.
Já o Banco Mundial previu contração de 3% do PIB este ano.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir