Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-06-2009

Expectativa pelo início da obra de recuperação da Praia Central de Marataízes
A obra promete devolver a Marataízes os status de Pérola do Sul Capixaba
Expectativa pelo início da obra de recuperação da Praia Central de Marataízes
Foto: www.ojornalonline.com.br

No próximo verão, a população de Marataízes e região e os turistas terão à disposição toda a orla da praia central devidamente recuperada - "Teremos de volta o título de Pérola Capixaba", orgulha-se o Prefeito Jander Nunes Vidal, depois de receber as garantias de que as obras de recuperação da praia central de Marataízes, orçadas em R$ 41,5 milhões, serão iniciadas em junho deste ano.

A empresa vencedora da licitação, a CONSÓRCIO CONTRACTOR ROHDE NIELSEM, tem 360 dias para concluir os trabalhos.

O projeto foi elaborado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), que baseou-se em estudos das situações pretéritas, climas de ondas, correntes marítimas, transportes de sedimentos, intensidade de maré e direção de ondas.

Dentro do projeto a ser executado, é previsto a construção de quebra-mares, estruturas em que não poderão ser instaladas edificações fixas. Apenas estruturas leves para as pessoas contemplarem o entardecer ou para pescar, por exemplo.

Desde a manhã da última segunda-feira (8), um grande número de trabalhadores esperavam em frente à garagem da empresa para fazer ficha de inscrição, esperançosos em uma provável contratação de pessoal local.

Enrocamento
As estruturas de enrocamento terão a finalidade principal de retenção das areias que serão depositadas nos compartimentos definidos entre as obras de enrocamento desde o Espigão Sul até o Espigão Norte.

Vale ressaltar que uma estrutura marítima de enrocamento é constituída por camadas de pedras previamente selecionadas. Dragas especiais retirarão areia do fundo do mar e bombearão para a praia.

A primeira etapa do projeto já foi executada com a construção de dois espigões – uma ao norte e outro ao sul, nas extremidades da praia central, o que já permitiu, no verão de 2009, que grande parte da faixa de areia fosse recuperada e oferecendo ótima balneabilidade aos freqüentadores. A expectativa de moradores, comerciantes e turistas, é a de que as obras restantes devolvam de vez a beleza praia central, recuperando assim o título ostentado de Pérola Capixaba, o que tornou a cidade nacionalmente conhecida.

    Fonte: www.ojornalonline.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir