Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-06-2009

GM acelera enxugamento
Dever�o ser fechadas 1.280 revendas nos EUA
GM acelera enxugamento
Foto: Divulga��o

Com tr�s das quatro marcas que decidiu colocar � venda negociadas, assim como sua subsidi�ria europeia, a General Motors anunciou ontem que 95% de suas concession�rias nos Estados Unidos concordaram em participar da montadora reestruturada. A consequ�ncia deve ser o fechamento de 1.280 revendas nos EUA.

�mais um passo da empresa na dire��o do enxugamento prometido no seu pedido de concordata, que apontou d�vidas equivalentes ao dobro de todo o patrim�nio l�quido da empresa. A rapidez com que as marcas Hummer, Saab e Saturn foram negociadas � as vendas ainda n�o est�o oficializadas, mas s�o consideradas certas � fez os executivos da GM reiterarem a expectativa de sair da concordata no prazo de dois meses.

Das marcas que a GM pretendia vender, s� falta aparecer um interessado na Pontiac. A montadora chegou a admitir a possibilidade de fechar a marca, com nome reconhecido, mas com participa��o inferior a 2% no mercado norte-americano. No entanto, o r�pido avan�o das negocia��es com as demais unidades reativou o projeto de uma venda. Embora esses neg�cios n�o garantam entrada de recursos significativos para a GM, representam o in�cio do processo que deve tornar a montadora menor e mais eficiente.

� Todas as partes da GM, incluindo a rede de concession�rias, precisam se tornar menores e mais eficientes para reinventarmos a empresa � disse o presidente mundial da General Motors, Fritz Henderson, em depoimento ao Subcomit� de Energia e Com�rcio da C�mara dos Deputados dos EUA.

Conforme Henderson, a economia com o fechamento de cada revenda deve ser de US$ 928 mil em programas de ajuda direta e mais US$ 180 mil em custos com propaganda, servi�os e tecnologia. O plano � reduzir a rede de 6 mil unidades no pa�s para cerca de 3,5 mil a 3,8 mil at� o final de 2010. No dia 1�, a GM recorreu � prote��o do Cap�tulo 11, uma esp�cie de recupera��o judicial, no Tribunal de Fal�ncias de Nova York.

GM acelera enxugamento

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir