Categoria Verão  Noticia Atualizada em 31-01-2006

Caminhada na Praia
Pratica muito usual principalmente nessa época do ano, pode ser prejudicial se não praticada de maneira correta
Caminhada na Praia
Maratimba.com

A caminhada, muito praticada pelos adeptos da atividade física, e que aumenta consideravelmente no verão de Marataizes e Itapemirim, onde as orlas e praia se enchem de pessoas praticando a caminhada.

É de grande importância para a melhora na qualidade de vida. A falta da atividade física, mais conhecida como sedentarismo, é um grande fator para doenças cardiovasculares, osteoarticulares e lesões musculares.

As pessoas tendem a caminhar na areia da praia que geralmente compreende uma superfície não linear e fofa, podendo ocorrer lesões no joelho, pé e coluna além de provocar severas alterações posturais. Informou o fisioterapeuta Rodrigo Costa de Oliveira.

Acrescentou ainda ser necessário a avaliação cardiológica e um acompanhamento físico adequado. "Vejo muita gente caminhar de sandália e ate descalço, o importante é escolher o tênis o mais confortável possível. Caminhar é um preventivo contra varias doenças cardiorespiratórias e respiratória, auxiliando na pressão arterial, colesterol e triglicérides, alem de combater a artrose e osteoporose". Salientou Rodrigo Costa que esta inaugurando a "Center Físio" especializada em reabilitação com aparelhagem de ultima geração.

Ponderou dizendo que o ato de caminhar principalmente durante as manhãs e ao entardecer tem de ser um ato prazeroso e saudável. "É só seguir algumas recomendações e desfrutar do contato com o mar e as belas paisagens do litoral", finalizou


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir